Uma das maneiras de fazer sua empresa crescer é investir em estratégias de comunicação e de marketing. De modo geral, nem se pensava que a operacionalização dessas táticas seria tão importante como é hoje. As velhas estratégias já não impactam um público cada vez mais sofisticado como antes e uma empresa que quer “sobreviver” com esse jeitinho tradicional não consegue perdurar muito tempo no mercado.
Contudo, essas mesmas estratégias atuais também podem ser um motivo de preocupação. Como o mercado se tornou ainda mais volátil, elas passaram a ter um prazo de validade mais rápido. Ou então precisam ser moldadas constantemente a ponto de não ficarem ultrapassadas. E alguns erros permeiam esse problema, coisa que todo gestor ou empreendedor precisa estar atento se não quiser ver sua empresa ir pelos ares.
Público não segmentado
Problema gravíssimo! Muitos pensam que mesmo optando por várias plataformas de comunicação, a campanha de marketing pode ser a mesma. E em virtude disso, nem segmentam o tipo de público que pretendem alcançar. Erro muito grave, uma vez que a campanha sendo propagada em vários meios não é garantia de que isso será convertido em mais vendas e maior divulgação dos seus produtos.
Falta de acompanhamento
Hoje em dia, muito se fala sobre mensuração de resultados. Saber qual caminho sua organização quer chegar depende do mapa que mostra por onde ela está seguindo atualmente. Porém, muitos empreendedores e gestores ainda cometem o erro de não acompanharem os resultados de suas campanhas. Por conta disso, fica mais difícil de conciliar a propagação de seus anúncios com o custo e rendimento dela, ou seja, aumento de vendas e/ou negócios.
Medo de investir
Sim, o medo ainda é um dos principais empecilhos que algumas empresas enfrentam para ter um sucesso alavancado. Às vezes, não é nem a falta do uso de ferramentas importantes como e-mail marketing ou SMS, mas é o receio de abordar outras plataformas de comunicação como redes sociais, aplicativos, sites, newsletters e blogs. Para muitos, essas mídias online são coisas além do que uma empresa pode se encarregar a trabalhar e acabam tendo ideias quadradas, que não rendem muito tempo ou mesmo não rendem nada.
O impacto das mídias online na sua empresa
No contexto atual, é imprescindível falar sobre marketing digital, ainda mais quando o assunto é vendas e divulgação de produtos. O fato de se ter a internet como uma plataforma a seu favor, lhe dá a garantia de desenvolver uma série de estratégias novas ou até resgatar antigas ações de marketing e comunicação e reformulá-las em algo ainda mais atrativo e poderoso.
Isso acontece porque o meio digital aproxima bem mais o público e as empresas. As pessoas gostam de participar desse meio e é bem mais fácil das empresas detectarem o tipo certo de público para atrair. E esse conteúdo começa a criar um vínculo ainda mais forte do que uma campanha com uma conversa do ponto A ao B: “Vendo. Compro”. O relacionamento com os clientes pode se tornar ainda mais poderoso.
Outro detalhe se dá pela facilidade de converter esse contato em vendas. Tudo irá depender de como elaborar essa estratégia a ponto desse contato do público crescer ainda mais. Não deixando de lado as mídias offline, contudo as mídias online podem ser uma garantia de que sua empresa pode ganhar ainda mais notoriedade e competência.
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