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Planejamento estratégico: Conheça os tipos que existem e como aplicar na sua empresa

Conhecer os tipos de planejamento estratégico, bem como saber aplicá-los, é fundamental para a empresa que deseja não só alcançar os seus objetivos a curto, médio e longo prazo, mas também acompanhar o seu crescimento.

É somente a partir de um planejamento e do monitoramento constante que a empresa poderá saber se, realmente, conseguiu alcançar sua missão e os seus objetivos globais. Nós temos três tipos: estratégico, tático e operacional. Continue a leitura deste texto e saiba mais sobre cada um e como aplicá-los à sua organização!

Operacional (curto prazo)

O planejamento operacional pode ser entendido como a formalização das metodologias aplicadas no desenvolvimento de uma tarefa estabelecida (ou várias delas). Portanto, diz respeito aos planos de ação ou planos operacionais.

Djalma de Pinho, autor da obra “Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas”, ensina que para fazer o planejamento operacional é preciso:

Definir os recursos necessários para o desempenho da atividade;

Os procedimentos a serem adotados;

Os resultados que se esperam;

Os responsáveis pela execução.

Tático (médio prazo)

O tático, por sua vez, tem por objetivo otimizar determinada área da empresa, e não ela toda. Portanto, trabalha com as decomposições dos objetivos, políticas e estratégicas estabelecidos no planejamento estratégico.

O tático é desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários da empresa e tem como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos para o desenvolvimento das atividades previamente fixadas. É ele que vai tornar o operacional um procedimento executável.

Estratégico (longo prazo)

De acordo com Djalma de Pinho, podemos entender por planejamento estratégico o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa.

O planejamento estratégico é conduzido pelos níveis mais altos de uma organização, possuindo assim relação com os seus objetivos globais. Além disso, possui o prazo de duração mais longo e suas políticas orientam tanto o planejamento tático como o operacional.

Para desenvolvê-lo, conta o autor, é preciso realizar o diagnóstico da empresa (análise interna e externa, com a aplicação da matriz SWOT), bem como definir sua missão, ou seja, a sua razão de existir, e os objetivos que vão ajudá-la a conseguir alcançar tal proposta.

A missão não é considerada apenas uma questão filosófica, mas serve, sobretudo, como um grande objetivo a ser perseguido.

Estratégico, tático e operacional

Ainda que os pesquisadores da área de administração tenham por metodologia didática a conceituação separada dos tipos de planejamento, é importante saber que todos os três dialogam entre si.

O planejamento estratégico desenvolve os objetivos globais, assim como as políticas e estratégias de orientação.

O tático trabalha no sentido de tornar tais objetivos reais, estabelecendo para isso linhas de atuação, que se dividem em setores estratégicos, como mercadológico, financeiro, recursos humanos, produção e comunicação, por exemplo.

O operacional, por sua vez, contribui para que as atividades de tais setores sejam desenvolvidas da melhor forma possível. Para isso, constitui uma metodologia operacional eficiente.

Assim, todos eles precisam ser feitos de forma harmoniosa para que dialoguem entre si e façam, com isso, a empresa conquistar mais rapidamente os seus objetivos.

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