inflação como investir

Inflação baixa: Como aproveitar as oportunidades que temos diante desse cenário?

Estamos muito habituados a ouvir falar da inflação como uma grande vilã do nosso dinheiro. É o bom e velho “inflação alta, preços altos”, fazendo com que gastemos mais e a tão esperada economia no fim de mês acaba ficando deixada de lado. E, quando ela cai, costumamos pensar que certos investimentos, principalmente os de renda fixa, acabam não valendo mais a pena.

No entanto, o que poucos sabem é que é possível, sim, proteger cada centavo que recebemos dos preços elevados. E o melhor, no que diz respeito aos nossos investimentos financeiros, podemos usar a inflação, ainda que baixa, como uma grande aliada – e não mais a vilã temerosa que nos fizeram acreditar por tanto tempo.

Inflação baixa: quer saber mais sobre como aproveitar as oportunidades que temos diante desse cenário? Este post é para você!

Use a inflação a seu favor

Quando começamos a nos envolver com nossos investimentos, pouco nos informam sobre a rentabilidade atrelada ao IPCA – a inflação brasileira. Além disso, muito se fala sobre a inflação quando ela sobre e os investimentos que temos em destaque diante desse cenário. Entretanto, quase nada nos é repassado sobre os ideais investimentos e o que ganhamos com o IPCA.

Na verdade, é possível usar a inflação para investir! Há investimentos de renda fixa no mercado nos quais não precisamos nos preocupar com a inflação, com uma boa rentabilidade.

Saiba as opções de investimento atreladas ao IPCA

No Tesouro Direto, você pode investir por meio dos Títulos IPCA. Também é possível investir em LCIs, CDBs ou LCs por meio de bancos de menor porte.

Entenda os títulos Tesouro IPCA

O título Tesouro IPCA possui duas modalidades, o Tesouro IPCA Principal e o Tesouro IPCA com juros semestrais.

A diferença entre eles é que, no Tesouro IPCA Principal, se recebe todo o rendimento do título apenas no vencimento. Já no Tesouro IPCA com juros semestrais, você recebe parte dos rendimentos a cada semestre.

Com juros semestrais, o imposto de renda é maior. Por isso, pode ser que a rentabilidade seja menor que na primeira opção. Você tem 6 meses de aplicação, mas os juros terão um desconto de imposto de renda maior e o lucro é menor. Isso porque o rendimento total é menor, já que a cada pagamento dos semestral ele diminui.

A melhor opção dependerá do seu perfil de investidor. Caso você já tenha um investimento destinado à sua aposentadoria, é interessante investir no o IPCA com juros Semestrais.

Se você não tem um investimento de longo prazo ou não pensou na aposentadoria ainda, aconselhamos a investir no IPCA Principal.

Ainda sobre o IPCA, a Caixa Econômica Federal anunciou oficialmente uma nova modalidade de crédito imobiliário, corrigida pelo este índice. Para atrair os compradores, os juros nesse tipo de financiamento habitacional serão mais baixos em relação ao modelo tradicional. A nova linha de crédito valerá para imóveis residenciais novos e usados. A taxa mínima para imóveis residenciais enquadrados será de IPCA mais 2,95% ao ano. A taxa máxima será de IPCA mais 4,95% ao ano. A projeção é que o IPCA feche este ano a 3,76%.

Agora você já entende como aproveitar o momento de inflação baixa e usá-la a seu favor!

Bons investimentos ! ! ! !

newsletter

Inscreva-se para acompanhar nossa newsletter

Compartilhar