business inteligence

Big Data – O futuro, hoje ! ! !

Os dados transmitidos através do meio digital revolucionaram a forma como as empresas vêm lidando com os negócios. Acontece que não apenas a sua variedade cresceu na última década, como também a quantidade. Segundo a Business Software Alliance (BSA), em 2015, já eram criados 2,5 quintilhões de bytes diários. Este é o cenário dominado pelo Big Data (BD).

O termo descreve a atividade de análise e interpretação deste fluxo informacional intenso e complexo. É claro que o diferencial das ferramentas de BD não reside apenas na capacidade de lidar com grandes volumes de dados. Elas conseguem processar elementos não-estruturados com a mesma profundidade.

Além disso, trata-se de soluções que trabalham com bancos de dados mais escaláveis e elásticos para dar conta da tarefa. Na área financeira e de gestão, é um recurso que permite identificar comportamentos e projetar tendências de mercado. Graças a esses e outros fatores, sua utilidade pode ser percebida como altamente estratégica.

O Big Data como aliado da gestão

A aplicação mais difundida do Big Data no mercado atualmente está ligada ao estudo do público-alvo. Os dados são coletados através de canais próprios da empresa, redes sociais e sistemas de gestão. As ferramentas de BD neste contexto servem para agregar e dar sentido a estas informações.

Os gestores, partindo do que foi levantado, podem não só direcionar suas estratégias de mercado, como também os próprios custos da empresa. Aplicando os recursos financeiros onde eles são realmente necessários, ocorre a otimização dos serviços e produtos oferecidos. Exemplos de empresas que aproveitam bem estas possibilidades são a Netflix, a Amazon e o Spotify.

Todos os três serviços usam os dados coletados para aprimorar a forma como satisfazem os seus clientes. Não por acaso, um dos maiores reflexos da aplicação de BD é a crescente personalização de produtos e serviços. Em lugar de atender a um público dotado de características gerais, o foco na individualidade torna-se a melhor estratégia de negócios.

Possibilidade de novos serviços e prevenção de fraudes

A capacidade de predição das ferramentas de BD pode apontar ainda para novas oportunidades de negócio. A Microsoft, por exemplo, já elaborou um projeto com a Universidade Federal de Minas Gerais para previsão de engarrafamentos. Com a tecnologia, é possível identificar com ao menos uma hora de antecedência as áreas da cidade potencialmente afetadas.

A verdade é que a quantidade de insights que podem ser extraídos do Big Data não tem comparação. Mas, tão relevante quanto oportunidades de negócio que ele proporciona, são aspectos de segurança no qual pode ser aplicado. Especialmente na área financeira, existe um ganho considerável ao adotarmos o BD na detecção de fraudes e desvios internos.

Afinal, desde questões operacionais, como gestão inadequada de estoque, até contabilidade duvidosa e pagamentos suspeitos podem ser rapidamente identificados. Isso dá aos gestores uma poderosa ferramenta de auditoria. Fato que torna o BD um dos melhores recursos para trabalhar o compliance de uma empresa.

Como os 5Vs do BD serão importantes para o futuro dos seus negócios

O BD, hoje, é resumido através dos 5Vs: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor. Ou seja, ele trata de gerenciar uma grande quantidade de dados, da forma mais rápida possível. Neste processo, combina dados estruturados e não estruturados, mas cuidando sempre para que sejam confiáveis.

É graças a isso que o Big Data é capaz de gerar valor para a sua empresa. Todo empreendimento que deseja coletar informações precisas de forma contínua deve considerar investir nesse recurso. É necessário, contudo, saber analisar e usar as informações extraídas.

Quer alcançar o melhor em termos de performance e resultados para o seu negócio, pense nestas soluções. A diferença para um crescimento escalável e sustentável, está em entender que hoje INFORMAÇÃO é ATIVO para qualquer empresa.

newsletter

Inscreva-se para acompanhar nossa newsletter

Compartilhar