planejamento estratégico

Planejamento Estratégico – Por que devo fazer um na minha empresa?

Muitos pequenos empreendedores torcem o nariz quando ouvem falar em planejamento estratégico.

“Meu negócio não justifica isso”, dizem, talvez acreditando que o planejamento estratégico seja algo extremamente complexo, feito para grandes empresas.

Essa visão sugere que só médias e grandes empresas devem saber quem são, por que são, para que são, por quem são, onde estão, para onde querem ir, quem querem ser e como vão se tornar o que desejam.

As perguntas são muitas, mas as repostas são poucas. Difícil é imaginar que uma empresa, seja qual for o tamanho, consiga ir a algum lugar sem responder a essas perguntas.

Se uma empresa não tem uma visão clara de quem é, qual o seu negócio, quais seus valores e qual sua missão, como ela espera ser reconhecida por seus clientes?

Se não tem um sonho, se não tem objetivos, o que resta? Fechar o caixa no final do expediente? Uma equipe de trabalho é impulsionada pelo trabalho ou por objetivos, por sonhos? Será que levantamos da cama todos os dias para trabalhar somente para cumprir uma rotina? Essa não seria uma condição próxima à escravidão ou à coisificação do ser humano?

O que fazem escravos e as coisas se não receberem um comando? Simplesmente nada, mas aquele que sonha vai sozinho. Quem se reconhece instrumento de uma missão, é movido pelo anseio de cumpri-la.

Pense que o planejamento estratégico é aquilo que você vai compartilhar com todos os seus colaboradores, que são pessoas. Do outro lado também há pessoas, que consumirão os bens e serviços que sua empresa oferece. É para elas que a empresa existe. O que sua empresa proporciona a elas é a sua missão. Você pode até não perceber, mas é importante na vida daqueles que consomem o que você faz.

Quem eu sou?

A primeira pergunta a ser respondida é qual é o seu negócio?

– O negócio da Petrobras é energia.

Sim, o negócio da Petrobras é energia e não petróleo. Se ela entender que é petróleo, o dia que não houver mais petróleo, a empresa deixa de ter sua razão de ser.

Se, no entanto, ela se fixa numa causa, no benefício que ela entrega aos seus consumidores, ela pensará que seu negócio é energia. Ninguém pode prescindir da energia hoje ou no futuro.

Qual o seu negócio?

– A missão da Microsoft é “Permitir às pessoas e empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial”.

A declaração de missão da Microsoft é, talvez, uma das mais profundas entre as empresas mais famosas do mundo. Por que? Porque por trás das soluções tecnológicas está a otimização da atividade humana, favorecendo com que as pessoas empenhem menos tempo em tarefas rotineiras e repetitivas e dediquem mais tempo para desenvolver suas potencialidades.

Qual a missão da sua empresa?

– Os valores de uma empresa nascem com ela. A empresa nasce com os valores de quem a cria.

Se você é o dono da empresa e tem obsessão por detalhes, acompanha a entrega do seu produto e quer saber a impressão do cliente sobre ele para corrigir todos os defeitos, um dos seus valores é a excelência. Logo, você deve se aproximar de e contratar pessoas que compartilhem esse valor.

Quais são os valores da sua empresa?

Para onde eu vou?

– A missão do Walmart é “Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e funcionários”.

A visão é algo que está além do objetivo. O objetivo deve ser completamente tangível. A visão é uma ideia, um estado futuro sem data marcada.

Qual o sonho da sua empresa?

Objetivos, metas e indicadores

Cada ciclo da empresa é um passo para a realização de sua visão. Esse ciclo é definido por objetivos, que alcançado a partir de um programa de metas, cujo êxito é acompanhado pelos indicadores.

Todas essas variáveis devem ser definidas no começo do negócio. Devem ser mensuráveis e definidas dentro de um prazo.

Onde estou?

O planejamento estratégico é um mapa. Revendo o que foi abordado, temos um ponto de chegada, que é a visão e os objetivos. Para saber o caminho a ser percorrido é preciso saber aonde estamos.

Essa é, talvez, a parte mais difícil, pois inclui conhecer o terreno da batalha, quem são os concorrentes, qual o tamanho do mercado, quais as possibilidades de crescimento da empresa, quais são os riscos, a capacidade de investimento e uma série de fatores que vão interferir no sucesso ou no fracasso do negócio.

Como alcançar o outro lado?

Se você já sabe onde está e para onde deseja ir, falta saber como.

A estratégia é constituída pelas linhas diretrizes seguidas pela empresa para alcançar os objetivos.

Por exemplo:

– Lançar uma linha de produtos com distribuição na região Sudeste do Brasil, com distribuição nas quatro capitais e regiões metropolitanas, com potencial de faturamento anual de R$ 1,5 milhão.

– Posicionar a marca como a que atende pessoas sofisticadas e de bom gosto com os produtos mais arrojados.

Viu como o Planejamento Estratégico é importante para qual empresa, independentemente do porte e tamanho. Invista nisso e veja a diferença que faz para sua empresa.

Comece a construir seu Planejamento agora mesmo e conheça mais profundamente a realidade de seu negócio e defina estratégicas para o próximo ano! Faça um 2018 diferente ! ! !

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