Persona marketing

Quais são as etapas essenciais de um planejamento de Marketing?

Um planejamento eficiente das estratégias de Marketing permite que as empresas tenham resultados muito melhores no que diz respeito às vendas, reputação e construção de identidade de marca. Contudo, a construção deste planejamento exige um trabalho feito em etapas bem definidas e com desafios específicos para cada parte do trabalho.

Neste texto falaremos das etapas essenciais de um planejamento de Marketing. Confira!

Definição de objetivos

Um dos primeiros passos e, certamente, um dos mais importantes do processo, é a definição dos objetivos do planejamento de marketing. Engana-se quem pensa que marketing tem como único fim vender mais. Ele também pode ser usado para promover reconhecimento de marca, de produtos ou serviços, ampliar a presença da empresa em meios online e offline, entre outros.

A definição dos objetivos principais é ampla e relativamente simples. Mas é importante esmiuçar essas metas em objetivos específicos. Para isso, usa-se uma técnica chamada Smart: objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Isso evita que se criem objetivos abstratos, intangíveis ou muito genéricos.

Definição de persona

A persona é um cliente ideal fictício para a sua empresa. Como ideal, ele representa uma pessoa que compraria com a maior frequência possível, tendo o maior ticket médio (valor das compras) possível e pelo maior tempo possível (um cliente fiel). É a empresa definindo qual público deseja atacar com seus produtos e serviços.

Para definir essa persona, são estimadas várias características do cliente: quantos anos tem, qual seu grau de escolaridade, nível socioeconômico, predileções pessoais, rejeições e repulsas, hobbies, tipos de conteúdo cultural, artístico e midiático que acessa, entre outros.

Essa persona não é inventada ou criada à base do achismo. Estatísticas da empresa ou até mesmo o uso de pesquisas de mercado ajudam a definir sobre qual público a empresa deve focar seus esforços de marketing. Pode haver até mais de uma persona, mas elas são hierarquizadas (small account, mid account, big account).

Elaboração de jornada de compra

Do momento em que um cliente toma conhecimento de sua necessidade por um produto e serviço, até que ele realmente feche negócio há todo um processo mental chamado de “jornada de compra”. São os diferentes pensamentos e impressões que um consumidor tem enquanto se decide por adquirir ou não alguma mercadoria. O planejamento de marketing tem como objetivo fazer com que o consumidor passe por todas as fases da jornada.

Plano de ação

Depois de pensar em uma série de conceitos importantes para o planejamento de marketing, definem-se as ações em si: quando e como cada ação será realizada, através de quais meios e suportes (online, offline, inbound, eventos, anúncios, entre outros), por quanto tempo, executada por qual agente, entre outros detalhes. Além disso, o plano de ação também é comparado ao orçamento disponível, para se ter ideia se todos os esforços previstos são viáveis de se financiar.

Mensuração e retificação

Marketing precisa de mensuração, não basta apenas realizar as ações e esperar que deem resultado. É preciso monitorar e verificar o que está dando certo e o que precisa ser modificado para que as estratégias sejam bem aproveitadas e atinjam seus objetivos.

A definição de metas e métricas para as ações costumam ser feitas nos momentos iniciais. A mensuração e a alteração de estratégias são realizadas em momentos posteriores às execuções das estratégias, para que possam retroalimentar o processo, que se inicia novamente.

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