LCS Consultoria e Negócios

Gestão de custos: como ter um bom controle financeiro na sua empresa?

Ter um negócio financeiramente saudável é o sonho de todo empresário. Afinal, quando há dinheiro em caixa, é muito mais fácil quitar dívidas, fazer investimentos e ter lucro para dividir entre os sócios. No entanto, para isso, é necessário ter um bom planejamento e saber fazer a gestão de custos da empresa de maneira eficiente.

Não é preciso ser nenhum gênio das finanças para chegar a essa conclusão, já que os custos são os grandes responsáveis pela dinâmica econômica das empresas. Sabendo disso, é comum que empreendedores e até mesmo administradores experientes tentem reduzir esse montante.

Porém, nem todos sabem como diminuir o valor sem prejudicar o negócio. Se você tem medo de estar nesse time ou apenas quer se aprofundar no assunto, continue a leitura e descubra 4 dicas de como realizar um bom controle financeiro dos gastos da sua empresa.

1. Detalhe os gastos da empresa

Os custos dividem-se em dois tipos: fixos e variáveis. Fixos são as despesas diárias, como o pagamento de funcionários, fornecedores, aluguel… Custos variáveis, por sua vez, são tudo o que é gasto para comercializar ou produzir o seu serviço ou produto, como os impostos sobre mercadorias e a comissão dos vendedores.

 2. Registre todas as despesas da empresa

Fazendo isso, você conseguirá identificar gastos desnecessários e realizar cortes mais eficientes e de longo prazo, sem que haja a necessidade de se ter que retornar a dispender dinheiro com despesas que já foram cortadas uma vez.

O controle de gastos, portanto, é essencial para saber, principalmente, se as despesas que estão sendo realizadas pela sua empresa realmente estão valendo a pena. A gestão de custos também ajuda no desenvolvimento, controle e planejamento do dia a dia empresarial.

3. Tenha disciplina

Um bom controle financeiro depende muito disso. E ter disciplina não é algo tão fácil quanto parece não. Disciplina envolve saber analisar frequentemente os processos financeiros, realizar detalhamentos em planilhas organizadas e saber, ainda, fisgar oportunidades de investimentos para que a sua empresa possa crescer de forma sustentável. Tudo isso demanda tempo e organização.

4. Contrate uma consultoria especializada em gestão de custos para avaliar o momento atual da sua empresa

É sempre bom pedir a opinião de pessoas que estejam de fora do negócio, ainda mais se tiverem uma expertise no assunto. Dessa forma, você poderá receber avaliações mais objetivas sobre as finanças da sua empresa.

Outro motivo muito bom em se contratar uma consultoria especializada em gestão de custos é que a chance de surgirem análises não fidedignas diminui consideravelmente, já que estamos falando de profissionais que possuem anos e anos de prática no ramo.

A LCS Consultoria e Negócios possui esse tipo de serviço. Com uma metodologia própria e personalizada, sempre procuramos nos adequar conforme a demanda do cliente. Outro diferencial do nosso serviço de consultoria e coaching financeiro é o atendimento, que visa internalizar a cultura da empresa que está sendo analisada para propor soluções criativas e inovadoras aos clientes.

Tire um tempo para conhecer os nossos serviços ou entre em contato conosco, podemos tirar todas as suas dúvidas sobre as finanças da sua empresa.

LCS Consultoria e Negócios: www.lcsconsultoria.com.br

newsletter

Inscreva-se para acompanhar nossa newsletter

Compartilhar