Financiamento Imobiliário

Financiamento de imóveis: Coisas que você precisa saber sobre o assunto

A busca pela casa própria ainda é um dos maiores sonhos dos brasileiros. Por conta disso, existem inúmeras alternativas que podem ser empregadas para ajudar você a conquistar este objetivo. O financiamento de imóveis é uma ótima opção, e se você quiser conhecê-lo melhor, confira estas 5 coisas que você precisa saber sobre o assunto.

1 – Quem pode solicitar o financiamento imobiliário?

Primeiramente, não é preciso de nada muito especial para solicitar o financiamento imobiliário. Na verdade, praticamente qualquer um pode pedir, visto que existem apenas três restrições:

  • É preciso ser maior de idade;
  • Não ter cadastro negativo em órgãos de restrição de crédito;
  • Ter meios de comprovar a renda.

Cumprindo estes três pré-requisitos, você pode solicitar o financiamento.

2 – É parecido com qualquer empréstimo

O financiamento é muito parecido com qualquer empréstimo. Ao finalizar o acordo, o banco ou a instituição financeira, irá disponibilizar o valor total do imóvel, ou uma parte dele. A partir daí, é efetuada a compra do mesmo e o novo proprietário já passa a ser dono do imóvel, podendo inclusive se mudar.

A única restrição, é que ele não pode ser vendido até que o financiamento seja totalmente pago. Outra diferença para os outros empréstimos, é que ele é feito com um objetivo específico, ou seja, comprar o imóvel. Nos outros, o dinheiro pode ser usado para o que você quiser.

3 – O próprio imóvel é a garantia

Existem modalidades de empréstimo em que o banco usa o imóvel como garantia para que as taxas e os prazos sejam mais suaves. Com o financiamento acontece algo semelhante, e o próprio imóvel pode ser usado como garantia. Ou seja, se o pagamento das prestações não for feito, o banco pode leiloar o imóvel para quitar o restante da dívida.

4 – Existe a opção pré-fixada ou pós-fixada

No momento de contratar o financiamento, quando você estiver negociando com o banco, irá precisar optar por um pagamento pré ou pós-fixado. O que isso quer dizer?

No pré-fixado as taxas são estabelecidas no momento da contratação e são fixas. 

No pós, elas podem variar, geralmente de acordo com os índices de inflação do país. Esta opção pode ser extremamente vantajosa, enquanto a primeira é um pouco mais segura, visto que você sabe exatamente o quanto pagará.

5 – A comprovação de renda

Como dito acima, a comprovação de renda é uma obrigação para pedir o financiamento mas, na verdade, ele é o principal fator de aprovação do mesmo. Por isso, isso precisa ser feito com muita precisão.

Para os profissionais pela CLT e os funcionários públicos, isso é relativamente simples. Basta mostrar os comprovantes de recebimento do salário. Já para os trabalhadores autônomos ou informais, isso pode dar um pouco mais de trabalho.

É possível mostrar as contas no banco e as movimentações nos últimos 3 a 6 meses, para deixar claro para a instituição que existe renda. O imposto de renda também é um bom comprovante. 

Enfim, para agilizar o processo e garantir a aprovação, separe o maior número de comprovantes possível.

Então, o que você acha do financiamento imobiliário? Será que ele é uma boa opção para comprar um imóvel? Se você quiser conhecer um pouco mais sobre ele, ou mais outras dicas sobre como conseguir alcançar seus objetivos financeiros entre em contato conosco!