Inteligência Artificial

Como o uso da inteligência artificial está impactando o mercado imobiliário?

A transformação digital está impactando todos os setores, inclusive mercados mais tradicionais como o de venda e aluguel de imóveis. O uso da inteligência artificial (IA) já é uma realidade e vem mudando a experiência dos clientes com as imobiliárias.

A área da computação capaz de simular a capacidade humana de realizar tarefas tem atraído cada vez mais investimentos. De acordo com dados da consultoria IDC, os valores devem chegar a US$ 77,6 bilhões até 2022.

O impacto da inteligência artificial no mercado imobiliário

Aos poucos, o tradicional vem dando espaço para o digital na forma de vender e alugar imóveis. Hoje, enquanto algumas imobiliárias já operam 100% de modo virtual, outras inovam ao oferecer tour 3D por casas e apartamentos e fotos 360º. 

Por meio da tecnologia, as corretoras conseguem avaliar os hábitos de consumo dos seus clientes e oferecer:

• Recomendação de imóveis de acordo com perfil e dados demográficos;

• Melhora da experiência de compra e aluguel;

• Criação de um banco de dados;

• Agendamento de visitas com mais agilidade e encaminhar o atendimento ao corretor, que já terá todos os dados, como nome, telefone, orçamento, entre outros. 

Outra inovação é a adoção de contratos digitais a fim de simplificar e acelerar a assinatura do contrato de aluguéis, que tende a ser a parte mais demorada no processo, já que depende das agendas do proprietário e do inquilino.

6 exemplos de uso da IA para imóveis

Os panfletos e anúncios começam a dar lugar a ações de mídia programática, redes sociais, óculos de realidade virtual, chatbots e por aí vai. 

Em busca de agilidade, mais eficiência e gestão de custos, as imobiliárias apostam cada vez mais no uso da inteligência artificial. Veja alguns exemplos a seguir:

• Big DataO termo se refere aos dados coletados e armazenados a cada navegação no site ou aplicativo da imobiliária a fim de criar um grande banco. É a partir daqui que a IA consegue cruzar as informações e oferecer resultados mais assertivos para despertar o interesse dos clientes nos imóveis.

• GeolocalizaçãoCom o GPS, o usuário pode ver imóveis próximos do local que ele estiver passando ou consultar uma região, direto no mapa do celular ou computador.

• ChatbotsOs robôs podem mostrar respostas automáticas em chats para as perguntas mais comuns, contribuindo para uma melhor gestão de tempo da equipe e também para otimizar o atendimento.

• QR CodePor que só colocar o telefone para contato em uma placa de venda e locação se você pode usar o QR Code? Assim, o futuro inquilino consegue escanear e ter acesso a todas as informações do imóvel de um jeito bem mais rápido e na palma da mão.

• Visitas com tour 3DNem sempre as pessoas têm tempo de visitar imóveis ou não consegue visitar todos que gostaria. Como resolver isso então? Através de visitas virtuais. Dessa forma, é possível ver mais imóveis em menos tempo, separar os preferidos e agendar os que chamaram a atenção. No tour, as imobiliárias podem incluir decoração para mostrar mais noção de espaço e despertar o interesse dos seus clientes.

• Imagens 360ºEsta é a melhor forma de proporcionar uma vista completa do imóvel, aproveitando que os clientes começam as pesquisas online.As possibilidades de uso da inteligência artificial no mercado imobiliário são muitas. Entre em contato com a gente para receber consultoria empresarial e acertar no seu planejamento tecnológico.

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