Há muito para se gerenciar em uma empresa. As finanças, por exemplo, estão entre os setores que mais necessitam cuidados para a garantia da continuidade do negócio. Fazer a gestão financeira vai além do registro do fluxo de caixa de uma organização. Ela engloba toda a análise da sua economia, da entrada e saída financeira diária até o investimento em melhorias e a gestão de crises.
Tudo é feito com base em dados sobre a economia da empresa, desenvolvimento de planos de ação e comunicação com todos os setores do negócio. Para que assim as estratégias sejam postas em prática e posteriormente a gestão financeira fiscalize a efetividade das ações com os novos dados. Para entender os motivos da eficácia dessa técnica, confira porque você deve aplicar a gestão financeira no seu negócio:
Evita erros nas contas
Um dos benefícios de uma gestão financeira bem utilizada na sua empresa é a redução de erros que podem prejudicar as economias do empreendimento. Com um controle adequado, saberá os detalhes de cada conta a pagar, por exemplo: Salário dos funcionários, compra de materiais e equipamentos, gastos a longo prazo de reformas e consertos, impostos e outros custos. Qualquer erro de conta ou esquecimento de algum pagamento pode afetar significantemente seu negócio.
Afinal, eles podem acumular juros, tornando-se mais caros, além de prejudicar a imagem do empreendimento. Mesmo em pequenos negócios que os custos são menores, a quantidade de valores pode criar armadilhas e pegar empreendedores desprevenidos. O mesmo vale, inclusive, para os ganhos. A gestão também é responsável por controlar o capital que entra na empresa, através das vendas e contratos com parceiros. Assim garante que receberão todos os valores por completo. E, no final, evitará despesas desnecessárias com falhas.
Ajuda na tomada de decisões
O planejamento financeiro é a chave para os demais planejamentos em uma empresa. Só é possível realizar decisões como expansões ou cortes sabendo o estado atual da empresa economicamente. Não à toa, ter controle do capital de giro é o que permite ter uma quantia reservada para manter a empresa, para que ela funcione mesmo em épocas de crise e baixas de vendas.
A gestão financeira permite que o empresário tenha uma melhor noção geral do seu próprio negócio. Ele saberá quanto sua empresa está custando e quanto fatura. Utilizando as estatísticas e as previsões angariadas pelo financeiro, terá o conhecimento necessário para fazer as escolhas que vão impactar no futuro do seu negócio. E assim, com apoio dessas informações, terá maior certeza de que está no caminho certo.
Aumenta sua eficiência financeira
Por fim, a gestão financeira é uma ferramenta útil para ter um melhor uso do dinheiro da sua empresa, desde os primeiros investimentos. Ter controle sobre seu controle sobre investimento (ROI) é fundamental para utilizar as economias da melhor forma. Esse controle permite a você ser mais eficaz na precificação dos seus produtos ou serviços.
Você poderá definir corretamente a margem de lucro de forma que consiga retorno enquanto mantém preços competitivos. Conseguindo, assim, o melhor resultado independente do tamanho do seu investimento ou da sua empresa.
Reveja a série de textos “Como Gerenciar o seu Negócio”. Já falamos sobre Gestão Estratégica , Gestão de Processos , Gestão de Marketing e Gestão de Pessoas.
Quer saber mais? Conte com a nossa consultoria empresarial para te ajudar a solucionar os problemas do seu negócio. Entre em contato conosco pelo site.