automação comercial

Automação comercial – Porque é tão importante para vencer a crise?

O Brasil vive uma das mais terríveis crises econômicas de sua história e a visão proporcionada pelo futuro é de indefinição.

Enquanto isso, o comércio enfrenta um duro desafio pela própria sobrevivência, devido ao aumento desenfreado do desemprego, à retração do consumo e à falta de perspectivas de curto prazo.

Ainda por cima tem a concorrência, também lutando pela sobrevivência, ameaçando a deflagração de uma guerra de preços, que derruba a margem e compromete os negócios.

Numa hora dessas, as empresas pensam logo em reduzir custos, mas a primeira ideia que vem à cabeça é demitir funcionários, geando um impacto negativo no fluxo de caixa e perda de capacidade de trabalho.

Aonde está a saída?

A resposta é “gestão”. É preciso fazer a gestão da escassez, o que implica otimizar os recursos humanos e materiais, além dos processos.

A automação comercial existe exatamente com essa finalidade. Automação comercial significa trocar processos lentos e caros por outros mais ágeis e baratos, agilizar o atendimento no ponto de vendas, ter uma visão precisa do fluxo dos estoques e das prateleiras, bem como do comportamento das vendas, de modo a adaptar a estrutura ao fluxo de clientes. Por exemplo, através da identificação precisa, por meio de relatórios dos horários em que há maior fluxo no estabelecimento comercial, é possível montar uma grade mais eficiente para os funcionários.

A automação, quando respaldada por um bom sistema de informações, permite redução de custo e otimização de estoques, através da identificação de quais produtos precisam ser repostos com maior frequência e em maior quantidade. É sempre bom lembrar que não ter um produto que o cliente procura é se arriscar a perder a venda duas vezes. Perde-se a venda naquele momento e, na sequência, pode vir a perda definitiva de um cliente para a concorrência.

Só pode ser competitiva nos dias atuais uma empresa que seja capaz de transmitir valor para os seus clientes. Ter os produtos sempre disponíveis, ter um bom atendimento, sem gargalos e filas, assim como um ambiente agradável e convidativo, são formas de gerar valor para o cliente e a automação permite investir em tudo isso, na medida em que, tendo processos mais ágeis, é possível deslocar ou substituir a mão de obra de forma a suprir essas demandas.

Automação é otimização dos processos, controle, redução de custos e qualificação das decisões. Um bom exemplo é o setor financeiro, que outrora demandava um grande fluxo burocrático para controlar notas fiscais, pedidos e contas a pagar. Com um bom sistema de TI, não só os processos se desburocratizaram, com geração de informações quase em tempo real, como o trabalho da contabilidade foi enormemente facilitado. O que demandava, muitas vezes, três ou quatro funcionários, hoje é feito por um só – o que permite, por exemplo, colocar mais um caixa ou um atendente para melhorar o serviço prestado ao cliente no ponto de venda, e investir na qualidade da iluminação ou no layout da loja.

Fora, claro, a capacidade que a empresa tem de fazer o controle financeiro de forma sistemática, ganhando a condição de se planejar no curto prazo.

Se precisar de mais informações sobre como implantar uma automação comercial eficiente, entre em contato: faleconosco@lcsconsultoria.com.br.