Quando os empreendedores refletem a respeito da comunicação, muitas vezes há uma tendência de valorizar mais o seu aspecto externo, ou seja, como a empresa dialoga com seu público-alvo, fornecedores e parceiros. Esse cuidado tem uma importância inegável, mas é essencial se lembrar também da comunicação interna, ou seja, com os colaboradores.
Por conta disso, separamos as principais vantagens que uma comunicação interna bem estruturada estrategicamente pode proporcionar para uma marca.
Conhecimento
Esse é o aspecto mais óbvio, mas nem por isso menos importante. Os colaboradores precisam conhecer profundamente a empresa, desde os seus quesitos mais práticos (como as características do produto ou serviço) até os mais filosóficos (como os valores). Entender o todo ajuda a melhorar o desempenho do funcionário na função que ele executa, porque ele sabe qual é o objetivo final do seu trabalho e pode agir de acordo com isso.
O conhecimento transmitido pela empresa aos colaboradores fortalece a cultura organizacional, porque faz com que todos passem a partilhar dessa mesma cultura.
Credibilidade
A credibilidade é uma das características que mais agrega valor a uma marca e ela deve começar internamente. Para isso, é fundamental que os gestores sejam transparentes com a equipe e a melhor forma de colocar isso em prática é adotando veículos oficiais de comunicação interna. Eles evitam o fenômeno conhecido como “rádio-peão” que são as famosas fofocas geradas e alimentadas dentro de uma empresa.
Incentivo ao engajamento
Uma comunicação interna bem planejada faz mais do que levar informações de forma sistematizada ao público interno: ela também se preocupa em ouvir, dando espaço para que os colaboradores coloquem as suas opiniões e sugestões. E por que isso é tão importante?
Porque em muitos casos, quem tem contato com a parte operacional que move a marca é justamente o colaborador, por isso, ele pode ser a pessoa mais indicada para dizer o que funciona ou não, como os processos podem ser otimizados, quais atividades estão ficando ultrapassadas e outras questões.
Gestão de crise
Quanto mais efetiva for a comunicação interna, maiores são as chances de minimizar os impactos de uma possível crise, facilitando a gestão do problema como um todo. Aliás, a gestão de crise depende em mais de 50% de uma comunicação eficiente, trata-se de se posicionar a respeito do ocorrido não só para os consumidores e sociedade, mas também dentro dos portões da empresa.
Valorização
Os colaboradores se sentem valorizados quando a empresa tem o cuidado de se comunicar com eles de forma direta, objetiva, transparente e criando canais funcionais para isso. E já se sabe que esse sentimento de valorização é um dos pilares da produtividade: quem percebe que a empresa se importa, por consequência trabalha mais e melhor, em prol dos resultados que se espera atingir.
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