O crescimento sustentável de uma empresa envolve olhar para frente e definir “onde queremos estar em determinado tempo”. É disso que se trata definir metas e objetivos financeiros para os seus negócios e até mesmo para o seu orçamento pessoal e familiar.
Neste texto você irá saber da importância de se definir metas e objetivos financeiros para os seus empreendimentos. Fique atento a este texto que fizemos especialmente para você!
Uma empresa só cresce com metas
Parece lógico que toda empresa tem a pretensão de crescer e evoluir, certo? De fato, porém muitos investimentos parecem apenas “viver um dia após o outro”, tentando fazer o que dá com as poucas finanças guardadas do dia anterior. Esse tipo de pensamento deixa o empreendimento estagnado, correndo ainda o risco de encolher num mercado que não perdoa amadorismo ou falta de visão estratégica.
Quando se estabelece metas e objetivos financeiros, a empresa declara: “em tanto tempo, estaremos X % maiores em faturamento”, por exemplo. Mas não é só a receita que pode servir de meta. Até mesmo indicadores secundários, como o ticket médio, a taxa de reincidência de negócios, os calotes, entre outros. Para tudo o que envolve dinheiro, se pode fazer metas.
Controle interno de vendedores e profissionais
As metas ajudam a enxergar a empresa e toda a sua atuação de forma mais concreta. Quando se metrifica, atribuindo valor e objetivos às atividades dos profissionais do negócio, consegue-se perceber quem da equipe está tendo uma boa performance, e quem está deixando a desejar. O time de vendas precisa bater metas, mas não apenas eles: para ser uma referência em produtividade, eficiência e faturamento, todos os profissionais do negócio precisam de metas, até mesmo os gestores.
Correção de curso dos negócios
Eventualmente, as coisas podem não dar tão certo nos negócios, por diversas razões. Nesses momentos, os responsáveis pelo empreendimento precisam agir de forma rápida e nos momentos certos para corrigir o rumo da empresa. As metas e as suas projeções ajudam os gestores a enxergar quais as ações da organização não estão tendo resultados favoráveis e, por isso, precisam ser repensadas.
No fim a meta, que é uma medida normalmente mensurada em dinheiro, ajuda a oferecer uma visão muito mais completa, abrangente e multidisciplinar do negócio, pois metas e objetivos servem como um termômetro da saúde financeira e operacional de um empreendimento.
Como estabelecer metas?
Visto que a meta serve de referência, ela precisa ser ao mesmo tempo desafiadora, tangível, relevante, ter um prazo de duração e mensurável. Ou seja, não pode ser tão “folgada” a ponto de permitir que os profissionais se acomodam, mas também não pode ser muito alta, impedindo que a empresa a alcance na vida real. A projeção de uma meta é baseada em centenas de cálculos, análises empresariais, tendências de mercado e da economia nacional, baseados em indicadores de consumo, inflação, juros e outros.
As melhores metas são estabelecidas pela empresa quando elas conseguem potencializar negócios.
Se quiser conversar sobre como estruturar e definir metas e objetivos, conte com a LCS Consultoria e Negócios e entre em contato conosco!