Gestão de Financeira: 4 Erros que vão falir sua empresa
As finanças de uma empresa são um ponto essencial para a sua manutenção no mercado. Se o gestor ou equipe administrativa não tem controle absoluto sobre elas, tendem a fracassar.
No entanto é muito difícil tomar decisões certeiras quando se trata de gerar renda e controlar o orçamento, principalmente quando elas são solicitadas de uma hora para a outra.
Algumas atitudes são extremamente prejudiciais e devem ser combatidas o mais depressa possível para garantir o êxito do negócio no mercado e o balanço correto das contas. Para isso elaboramos um guia com os 4 erros que estão sabotando a vida financeira da sua empresa, assim você saberá identificá-los e dar um fim a eles. Confira!
1- A empresa não tem objetivos
Pode parecer que não, mas uma empresa sem objetivos tende a perder o controle do seu orçamento. Sabe por quê? Porque se não se sabe onde quer chegar não se tem a menor ideia do caminho a ser percorrido.
São os objetivos e metas que irão guiar as suas escolhas e decisões ao longo da sua administração. Por exemplo: se você pretende expandir seu negócio, deverá investir em conquistar clientes; se o seu desejo é aumentar a renda, deverá investir em sua produtividade.
Seguindo qualquer um desses caminhos, você deverá ter claro o cenário em que quer inserir a sua empresa. Dessa maneira, evitará desperdiçar recursos, e os investirá onde realmente são necessários.
2- Você não planeja
O planejamento é chave para a gestão de negócios funcionar. Se você não planeja não estará preparado para as situações que podem surgir – quem dirá para as adversidades que são impostas pelo mercado.
Você deve investir uma parte do seu tempo nessa tarefa. Sente-se, abra o seu computador e analise o histórico financeiro da sua empresa. Compreenda como ela se comporta ao longo do ano e faça projeções. Conheça a sua empresa como a si mesmo, e depois, planeje como irá atingir os objetivos.
3- Não investir no negócio e nos profissionais
Pode parecer absurdo pensar nisso, mas saiba que é verdade. Muitos proprietários não investem no próprio negócio. A lógica é simples, se não estou gastando, as contas estão equilibradas. Mas isso é mentira!
Você pode até reduzir as suas saídas ao que é estritamente necessário, mas se não investe, irá perder dinheiro. Há alguns setores que requerem uma parte da renda, e que são de vital importância, como o marketing e a autorrenovação profissional.
Renovar a sua empresa é investir em inteligência. São soluções que reduzem os custos de produção, aceleram o atendimento ao cliente e aumentam a produtividade. Podem ser tanto equipamentos sofisticados quanto treinamentos e consultorias que irão mudar à sua maneira de fazer negócios.
4- Não cortar custos
Há custos que são muito simples de serem calculados, os chamados custos diretos, os quais você pode se preparar. No entanto, há alguns que chegam de surpresa, como a manutenção de equipamentos.
O proprietário deve estar sempre caçando gastos e os eliminando, deixando apenas o que é investimento e trará retorno para a empresa. É necessário ter um olhar profissional sobre isso, caso contrário, provavelmente, passarão despercebidos.
É necessário estipular objetivamente as metas que a sua empresa quer cumprir, traçar os caminhos para obtê-las, tirando o máximo proveito de cada passo. Tenha ao seu lado profissionais experientes em reconhecer e identificar oportunidades para otimizar a sua gestão financeira. Assim, a sua empresa irá respirar aliviada por muito mais tempo, e você verá o seu negócio crescendo.
Nós da LCS Consultoria oferecemos serviços de coaching financeiro. Com os nossos coaches especializados em treinamentos para potencializar a sua capacidade administrativa e promover o autoconhecimento da sua marca, você verá sua empresa acessando novos níveis. Visite a nossa página e entenda como podemos ajudá-lo.