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Colaboradores: Tudo que você precisa saber.

Valorização de Colaboradores

Atualmente milhões de pessoas estão em busca de um emprego, mas embora a oferta de mão-de-obra seja grande, isso não significa que os candidatos sejam capacitados. Por isso, é muito importante para uma empresa a habilidade de reter bons funcionários.

Os colaboradores que se destacam não apenas agregam bons frutos para a empresa e contribuem para um bom ambiente de trabalho, como também costumam representar o investimento feito pela empresa no funcionário, afinal, muitas vezes são anos de treinamento, ambientação, cursos e outros fatores que ajudam a formar um bom colaborador.

É muito mais vantajoso manter um funcionário que já sabe como a empresa funciona, em quem você pode confiar e que está integrado na cultura organizacional do que ter que treinar e moldar um novo funcionário do zero. É muito tempo e dinheiro gasto. Dessa forma, é importante que a empresa consiga valorizar os colaboradores, para que eles não tenham vontade de sair e se sintam parte de uma equipe harmoniosa e realizada.

Treinamento e capacitação

Investir em treinamento e capacitação é uma boa estratégia para começar a valorizar o capital humano do seu negócio e ainda beneficiar a empresa. Muitos podem se perguntar se vivendo uma crise como a atual não seria imprudente gastar com esse tipo de recurso, porém este é exatamente o momento propício.

Garantir que seus funcionários estejam qualificados é também uma forma de fazer com que a produtividade cresça, que as tarefas sejam executadas em um menor espaço de tempo, de forma mais otimizada e eficiente. O rendimento de um funcionário capacitado é muito maior, além disso, o colaborador mais bem preparado consegue fazer mais com menos, representando um aumento nos lucros e no rendimento individual. Empregados felizes e motivados também podem funcionar como uma alavanca para a equipe, transformando o clima. Assim, treinar e capacitar os empregados não é um gasto, e sim um investimento com retorno garantido.

Há ainda o fato de que o colaborador que recebe esse investimento se sente muito mais valorizado pela empresa, criando um vínculo e alimentando a sua vontade de trabalhar com excelência e fazer o negócio crescer.

Colaboradores como aliados

Valorizar os funcionários pode ser quase como a chave para criar e fortalecer um bom clima organizacional. Quando os funcionários estão insatisfeitos, o trabalho rende menos, os desentendimentos e a falta de comprometimento com o ideal e os objetivos da empresa surgem, nada flui da forma correta.

Por outro lado, um colaborador que se sente valorizado fica mais motivado, falta menos e se empenha muito mais em suas tarefas diárias, assumindo como compromisso o crescimento e fortalecimento da empresa, dando o seu máximo para atingir metas e objetivos, afinal, ele se sente acolhido e importante dentro dela. Uma conexão se estabelece.

Um funcionário feliz se compromete mais e é muito mais produtivo. Por isso, é importante que a empresa humanize suas relações com os colaboradores, fazendo com que o sucesso seja um resultado de todo o trabalho e planejamento feitos, e não apenas o único objetivo.

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