Marketing

Qual a importância do plano de Marketing para as empresas?

Marketing é fundamental para qualquer empresa. Entretanto, ele precisa de um sólido planejamento que projeta e acompanha a execução das ações, otimizar esforços, monitora resultados e consertar erros. Por isso, neste texto, você saberá mais sobre a importância do plano de Marketing para a sua empresa.

Confira!

O que é plano de marketing e como funciona

O plano de marketing é um documento onde são detalhadas as ações para a estratégia de marketing da empresa. É um documento escrito, com uma série de tópicos a ser seguidos com rigor, mas que podem ser verificados ao longo do processo. Os principais itens presentes em um plano de marketing são:

Resumo e sumário; Contexto atual do marketing da empresa; análise swot (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças); definição dos objetivos; programas de ação de marketing; projeção de resultados; detalhes de implementação; controle de resultados; alterações e alinhamentos para realimentação.

Veja: até que uma ação de marketing seja efetivamente realizada por sua empresa, ela passa por uma série de reflexões, discussões e amplo planejamento. Durante a ação e após sua implementação, os resultados são debatidos e novas ações são planejadas e executadas – não importa se é uma ação simples ou uma campanha sofisticada. Tudo é colocado “na ponta do lápis”.

Para atingir ao público de forma geral, o Marketing pode se valer principalmente de quatro verbos: entreter, inspirar, educar e convencer. Para isso, são utilizados anúncios, conteúdo, eventos, promoções e muitas outras estratégias que ajudam a ampliar o potencial de venda da empresa, criar um bom relacionamento com o público e consolidar uma marca respeitada no mercado.

O planejamento das estratégias de marketing leva em conta o recurso disponível, as características do público, o atual momento da empresa, o potencial de alcance dos esforços, as mensagens a ser transmitidas, os resultados esperados, o cronograma das ações, entre outros fatores importantíssimos para as ações.

Com o plano devidamente elaborado, ele passa a servir de referência para a tomada de ações, pautando as discussões nas reuniões das equipes responsáveis por cada etapa e para o monitoramento de resultados.

Até tempos atrás, esse era um documento impresso, mas hoje, o mais comum é que o plano de marketing seja um arquivo construído de forma colaborativa entre equipes de marketing, vendas, gestão e financeiro com apoio de ferramentas multimídia e aplicativos de gestão de tarefas.

Marketing é um investimento fundamental para toda empresa

O Marketing é um dos principais aliados das empresas em sua missão de gerar riquezas, oferecer soluções ao mercado e expandir seus negócios. Através dele, é possível criar oportunidades de venda, educar o mercado, ampliar base de consumidores, consolidar uma boa reputação, construir marca, fidelizar clientes, entre outros benefícios.

Com a consolidação das técnicas em marketing digital e redes sociais, o acesso às estratégias de marketing se tornou muito mais econômico, permitindo que até mesmo médias, pequenas e micro empresas possam investir. Para obter o retorno esperado nos esforços de Marketing, o planejamento se faz fundamental.

Entre em contato com a LCS Consultoria e conheça nossas soluções para o seu negócio!

newsletter

Inscreva-se para acompanhar nossa newsletter

Compartilhar