lcsconsultoria

Qual a importância do planejamento financeiro empresarial?

O principal recurso de uma empresa é o dinheiro. Será o aspecto financeiro que a companhia utilizará para comprar ativos, pagar contas, gerar dividendos, remunerar salários e operar todo o seu processo produtivo. Desnecessário dizer que o planejamento financeiro é extremamente importante para qualquer negócio. Mas como realizar estes passos e quais aspectos considerar?

Preparamos um texto para dar mais detalhes sobre a importância do planejamento financeiro de uma empresa.

Para além do dinheiro

Uma empresa é mais do que um grupo de pessoas querendo ganhar dinheiro. É uma instituição, com posicionamento de mercado e interações sociais. Por isso, para fazer um bom gerenciamento financeiro, ela precisa ter estratégia.

É comum que negócios, especialmente os de menor porte, apenas operam diariamente, sem muito planejamento. Com isso, qualquer crise que possa acontecer, seja na economia, seja no interior da companhia, pode ser arrebatadora e até mesmo motivo de falência. O planejamento financeiro ajuda a empresa a estimar como serão seus negócios no futuro a curto, médio e longo prazo.

Estabelecimento de metas

Além de projetar os números da empresa para o futuro, considerando ainda as condições econômicas e do mercado, o planejamento financeiro tem como função estabelecer objetivos e metas para diferentes medidas de tempo. É comum que as empresas criem metas para o mês, o trimestre, o semestre e o ano, de forma realista e desafiadora, ou seja, sem ser alta demais para não ser possível alcançá-la e nem baixa demais a ponto de não trazer crescimento real para a empresa.

Uso de recursos para fazer dinheiro

As empresas se valem de todos os recursos possíveis para gerar renda. Isso inclui ativos (carros, imóveis, equipamentos, maquinários), dinheiro (contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, investimentos) e recursos humanos (funcionários). Mas é preciso que o negócio monitore sempre e avalie a relação de cada um destes recursos com a geração de renda do negócio.

Por isso, cada investimento, cada contratação ou demissão, cada pagamento ou recebimento precisa estar compreendido dentro do planejamento financeiro da empresa. Assim, é possível aplicar o dinheiro e todos os recursos da forma mais eficiente possível para a expansão do empreendimento.

Conhecer para planejar

Planejamento financeiro se faz sobre dados concretos e política organizacional sólida. Ele não pode se basear em achismos, gurus ou informações não verificadas. Por isso, um dos primeiros passos do planejamento financeiro é a diagnóstico / auditoria que irá averiguar como andam as contas da empresa e como ela se comporta diante do mercado. Isso irá permitir projetar com alguma precisão o quão longe a empresa poderá chegar em curto, médio e longo prazo, financeiramente falando.

Para realizar o planejamento financeiro, além do time de profissionais da empresa que lidam com os recursos do empreendimento, é muito importante também contar com ajuda externa profissional. A consultoria empresarial pode dar um verdadeiro “up” no planejamento financeiro da companhia, potencializando ganhos, minimizando riscos e sofisticando processos.

Conheça os serviços da LCS Consultoria e Negócios. Acesse nosso site hoje mesmo!