construção tecnologia

Qual a importância da tecnologia no ramo da construção civil?

O segmento de construção civil vem se recuperando gradativamente da grande crise enfrentada nos últimos anos e isso tem aberto novas oportunidades de mercado, bem como tem criado novos postos de trabalho. Isso tem ajudado a reaquecer a economia e fazer o capital monetário ter maior circulação.

No entanto, uma parte dessa alavancagem na construção civil se deve ao emprego de forma mais consistente da tecnologia, pois, isso favorece de forma positiva os seus principais processos e resultados.

Mas você sabe qual é a real importância da tecnologia para a construção civil? Para esclarecer essa dúvida e ajudar as empresas desse segmento, nós preparamos este artigo em que abordaremos os principais pontos desse tema que é de grande relevância.

Melhoria na gestão e controle do cronograma

A Tecnologia da Informação — TI tem disponibilizado ferramentas avançadas de captura, armazenamento e processamento de dados, de modo que, ao conjunto e ordenação desses dados é gerado um ambiente de informações que proporcionam melhoria na gestão e no processo de tomada de decisão.

O resultado desse movimento é o controle mais efetivo do cronograma da obra, a otimização do tempo, dos recursos físicos e financeiros, bem como da melhor metodologia de processos a ser empregada na obra.

Ambiente de inovação e disrupção

A área da construção civil é uma das que mais tem empregado a tecnologia para proporcionar melhorias produtivas e, principalmente, proporcionar mais conforto aos seus usuários.

Isso se dá pela adoção da filosofia da inovação e disrupção, pois, isso proporciona a abertura de novas tendências e o atendimento das demandas do mercado. Tais demandas dizem respeito ao conforto, conveniência e modernidade, que até então, eram difíceis de serem implementadas sem a devida utilização da tecnologia.

Redução dos custos

O emprego da tecnologia cria um ciclo contínuo de Pesquisa e Desenvolvimento — P&D e isso cria um ambiente de “pensar fora da caixa”. Essa abordagem permite o desenvolvimento de novos materiais, desenvolvimento de novos processos e procedimentos e, no geral, é possível produzir mais consumindo menos recursos financeiros.

Isso permite a redução do custo geral das obras e, em consequência, reduz o custo do produto final, facilitando o seu acesso ao consumidor final.

Vale ressaltar que as construções que empregam a tecnologia na sua concepção proporcionam a redução dos custos aos seus consumidores no processo de uso, pois, esse tipo de construção busca reduzir o consumo de energia elétrica, água, gás natural e demais elementos que fazem parte do dia a dia de uma edificação residencial ou comercial.

Aumento da segurança

Os Equipamentos de Proteção Individual — EPIs e os Equipamentos de Proteção Coletiva — EPCs são obrigatórios em todo tipo de construção, porém, com a evolução e o emprego da tecnologia nesses equipamentos fica mais fácil e efetivo realizar o monitoramento das atividades operacionais, de modo que, isso permite possíveis correções das atividades e, em consequência, reduzem a ocorrência de acidentes.

O emprego da tecnologia na construção civil proporciona um ambiente de vantagens competitivas e ajuda a alavancar as operações de um setor essencial de toda uma sociedade. Por isso é indispensável que seja empregada de forma sistemática e orientada à objetivos que proporcionem vantagens e benfeitorias aos construtores e ao mercado consumidor.

Quer ter mais informações e artigos sobre o mercado da construção civil e gestão empresarial? Assine nossa newsletter.