O objetivo da tecnologia é tornar a vida de quem a usa muito mais fácil. Seja em casa, seja no trabalho, as inovações existem para tornar os processos muito mais eficientes. No mercado imobiliário, isso não seria diferente. As empresas desse setor têm usado a tecnologia cada vez mais para fidelizar os clientes, para melhorar a sua gestão operacional e para diversos outros objetivos. Vamos ver então, quais as vantagens da tecnologia para o mercado imobiliário.
O ganho de tempo e eficiência
Uma das palavras mais importantes do início da revolução tecnológica que está ocorrendo agora, é a automação. Ao contrário do que se pensava na ficção científica, isso não inclui apenas robôs que fazem o trabalho em prol das pessoas, mas também automações muito mais sutis.
Por exemplo, se um corretor recebe a informação de que um imóvel está disponível, ele pode usar a informação para, automaticamente, registrá-lo em um software de gestão. Este mesmo software pode filtrar os clientes cadastrados que têm mais chance de se interessar por ele, e fazer o envio de informações de forma automática. É uma automação mais sutil, mas igualmente valiosa.
Ela permite fazer com que o corretor possa enviar as informações de maneira mais eficientes, sem precisar gastar tanto tempo para obter esse resultado.
Apesar desse exemplo ser sutil, a tecnologia é aplicada de maneira ainda mais “chamativa”. Os tours virtuais estão se tornando uma excelente forma do potencial cliente ter o primeiro contato com a casa, poupando tanto o seu tempo, como o do corretor.
Os exemplos mais práticos da tecnologia
Enquanto o tour virtual é um ótimo exemplo do uso da tecnologia no setor imobiliário, certamente não é o único. A realidade aumentada tem se tornado uma grande arma para ajudar os potenciais clientes a visualizar melhor o produto final. Se ele está pensando em comprar um terreno, a realidade aumentada pode ajudá-lo a ver o imóvel uma vez que este esteja pronto.
Os apps tem se tornado uma enorme ajuda tanto para os clientes como para os corretores. Com eles, os apartamentos podem ser encontrados com muito mais facilidade, e os corretores e vistoriadores, têm o seu trabalho facilitado. O objetivo é ter no bolso o aplicativo, que pode transformar tempos de ócio, como a espera por visitas, em tempo produtivo.
A comunicação e a divulgação
Por fim, a comunicação com o cliente, a divulgação dos imóveis e do próprio trabalho do corretor também é muito mais fácil por conta da tecnologia. Praticamente qualquer corretor tem o seu site, com um blog cheio de conteúdo, usado para atrair os clientes no momento que estão procurando por alugar ou comprar.
A divulgação dos próprios imóveis também é muito mais simples. As inúmeras ferramentas para o compartilhamento das fotos, ajudam os corretores a apresentar os apartamentos e casas para os interessados. Assim, não são marcadas visitas completamente às cegas, e que tem muito pouca chance de sucesso.
Até mesmo aplicativos “banais” como o WhatsApp trazem uma enorme facilidade no contato com o cliente, na hora de marcar uma visita. Conceitos de divulgação e para buscar melhorias no relacionamento, como o marketing digital, também só existe porque a tecnologia permite.
Assim como qualquer outro setor, o mercado imobiliário tem um impacto enorme, e positivo, por conta da tecnologia. O trabalho fica mais fácil, ágil, e o relacionamento com o cliente é ainda melhor. Portanto, se quiser conhecer mais sobre como implementar a tecnologia, entre em contato conosco.