Quem é que nunca questionou o modo como as coisas são feitas, não é mesmo? Se antes da era digital o questionamento já existia, mas faltava espaço para implementar uma ideia nova, o século XXI mostrou que é possível ganhar dinheiro fazendo algo inovador e de baixo custo. Esse cenário abriu espaço para as startups no mundo todo. Como exemplo, temos as PropTechs, que estão revolucionando o setor imobiliário.
O boom das startups não se explica apenas pelo desenvolvimento tecnológico, mas é resultado da vontade de empreender. Junte isso a ideias brilhantes. O resultado é satisfação do cliente, adesão em massa, lucratividade e transformação da própria indústria.
A startup Uber, por exemplo, modificou a indústria do transporte e acabou com o monopólio dos táxis no mundo todo. Outras empresas, como a Airbnb, trouxeram inovações que alteraram as relações entre proprietários e consumidores em suas áreas. É esse, também, o caso das PropTechs, que atuam para facilitar os serviços imobiliários.
PropTechs: tecnologia a serviço de todos
Valendo-se dos benefícios da Internet, as PropTechs podem ser compreendidas como empresas que fazem uso da tecnologia para promover acesso e melhorias no mercado imobiliário – que, olha lá, sempre se mostrou muito burocrático ao longo da história.
Com a assistência de softwares de gestão, banco de dados, inteligência artificial e outros recursos tecnológicos, essas empresas auxiliam a vida tanto de proprietários de imóveis e inquilinos quanto de construtoras e profissionais que atuam na área de construção civil.
No entanto, ao contrário do que se pensa, as PropTechs não são tão novas assim. Elas já estão na versão 3.0, que corresponde à chegada dos dispositivos móveis ao mercado.
Por meio da tecnologia mobile, as relações humanas também se modificaram. As redes sociais trouxeram proximidade e poder de voz ao cidadão comum. Então, por que não aproveitar essas facilidades para auxiliar, por exemplo, as transações imobiliárias, o modo como o inquilino encontra um imóvel ou como um cliente compra uma casa? É o que as PropTechs fizeram.
Elas atuam, portanto, em todos os estágios do setor imobiliário, tais como: escolha de terrenos; financiamento de propriedades; auxílio com a documentação escriturária; compra, venda ou aluguel.
Junção de interesses comuns
Para simplificar as escolhas das pessoas, as startups do setor imobiliário organizam um banco de dados de interesses comuns. Como exemplos de PropTechs, é possível citarmos:
- Quinto Andar: facilita o aluguel de imóveis e dispensa depósito caução, fiador e seguro fiança. O único pré-requisito é que o futuro inquilino consiga comprovar renda.
- Gero Obras: simula o orçamento de uma obra civil e disponibiliza testes grátis.
- Atta: precisa alugar ou comprar um imóvel? A Atta facilita a intermediação entre clientes e proprietário por meio do financiamento imobiliário.
- Archie: quando falamos do setor imobiliário, também incluímos a decoração como parte importante desse processo. Nessa plataforma, é possível conseguir soluções personalizadas.
Crescimento em alta
Lembra que comentamos que as PropTechs já estavam na sua versão 3.0? Pois é, a versão 1.0 começou quando os primeiros imóveis passaram a ser registrados no mundo digital. Depois, com o desenvolvimento tecnológico, as PropTechs 2.0 aproveitaram o avanço virtual para acessar dados e conectar informações.
Na versão 3.0, agora, elas colocam o cliente no centro da negociação. Sem contar que também rompem com monopólios das imobiliárias, por exemplo.
Liderados por jovens, as startups lançam mão da tecnologia e da mão de obra qualificada para o mercado. Aliás, uma pesquisa da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) revelou que 72% das empresas desse segmento são comandadas por jovens, na faixa dos 25 aos 40 anos.
No Brasil, as startups representam um potencial gigantesco de crescimento. De acordo com levantamento também da , Associação ABS já existem no país mais de dez mil startups e o setor cresce bastante.
E você, já pensou em uma solução criativa e inovadora? Se você só tem ideias, mas não sabe como implementá-las, é hora de começar. Entre em contato conosco e veja quais os serviços que oferecemos e se podemos investir na sua ideia.