Muitas empresas, de todos os segmentos, abrem no Brasil todos os dias, entretanto, de acordo com dados do IBGE, cerca de 60% delas fecha as portas antes de completar seus primeiros cinco anos de existência. Os motivos são inúmeros, mas, em grande parte das vezes, o fechamento do empreendimento poderia ter sido evitado com uma boa consultoria empresarial.
O que é consultoria empresarial?
É um serviço oferecido por empresas especializadas por meio do qual profissionais podem fazer um diagnóstico do seu negócio, levantar pontos a serem melhorados e indicar processos para que esse aprimoramento possa acontecer.
A consultoria pode ser feita em relação ao panorama geral da empresa ou aspectos específicos que o empreendedor tenha identificado que precisem de alguma mudança. Por isso, no primeiro contato, o empresário já pode expor para os profissionais um briefing geral sobre o seu negócio: o que já foi percebido, relatórios de resultados e todas as ferramentas possíveis para que estratégias inteligentes sejam elaboradas.
Por que contratar uma consultoria empresarial?
Infelizmente, muitos empresários ainda consideram o serviço de consultoria um “luxo”, ignorando os benefícios que ele pode proporcionar. Entre esses benefícios, destacam-se:
- A consultoria facilita o caminho para que a empresa atinja seus objetivos. Por exemplo: se o seu desejo é se tornar referência nacional em um prazo de cinco anos, os consultores vão apontar o que precisa ser feito para que isso aconteça e elaborar um planejamento para atingir estes objetivos;
- Possibilita que as decisões sejam tomadas com mais rapidez e assertividade, a partir dos dados que a consultoria vai entregar. Lembre-se: os consultores não tomam o lugar do gestor para fazer escolhas, mas orientam quais seriam as mais corretas;
- A empresa que presta consultoria leva uma visão externa para dentro do estabelecimento contratante, mais ampla, e a experiência adquirida em outros casos que pode ser adaptada e aproveitada dentro da sua demanda;
- Promove a otimização dos processos dentro da empresa, fazendo com que eles se tornem mais eficientes e econômicos;
- Proporciona melhorias no relacionamento dos gestores com a equipe de colaboradores. Só o fato de a empresa procurar um serviço de consultoria, já deixa claro para todo o público interno que existe uma preocupação em melhorar os métodos e procedimentos adotados. Além disso, se houver necessidade, os consultores podem planejar ações específicas para afinar esse relacionamento;
- A partir do momento em que uma consultoria entra em jogo, ela estará totalmente focada no objetivo (ou nos objetivos) que foram definidos. Para o gestor, nem sempre é possível se manter tão focado porque existem muitas outras coisas acontecendo paralelamente.
Por isso, é interessante ter alguém (ou uma equipe) que possa ser mais centrada nas questões primordiais.
Qualquer empresa pode ter uma consultoria?
Sim! O serviço de consultoria é indicado para empresas de todos os segmentos e portes, independente de serem novas ou já consolidadas no mercado. Inclusive, a consultoria é totalmente personalizada, por isso, leva em conta o momento em que o empreendimento está.
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