Por que minha empresa precisa de uma consultoria empresarial?

Muitas empresas, de todos os segmentos, abrem no Brasil todos os dias, entretanto, de acordo com dados do IBGE, cerca de 60% delas fecha as portas antes de completar seus primeiros cinco anos de existência. Os motivos são inúmeros, mas, em grande parte das vezes, o fechamento do empreendimento poderia ter sido evitado com uma boa consultoria empresarial.

O que é consultoria empresarial?

É um serviço oferecido por empresas especializadas por meio do qual profissionais podem fazer um diagnóstico do seu negócio, levantar pontos a serem melhorados e indicar processos para que esse aprimoramento possa acontecer.

A consultoria pode ser feita em relação ao panorama geral da empresa ou aspectos específicos que o empreendedor tenha identificado que precisem de alguma mudança. Por isso, no primeiro contato, o empresário já pode expor para os profissionais um briefing geral sobre o seu negócio: o que já foi percebido, relatórios de resultados e todas as ferramentas possíveis para que estratégias inteligentes sejam elaboradas.

Por que contratar uma consultoria empresarial?

Infelizmente, muitos empresários ainda consideram o serviço de consultoria um “luxo”, ignorando os benefícios que ele pode proporcionar. Entre esses benefícios, destacam-se:

  • A consultoria facilita o caminho para que a empresa atinja seus objetivos. Por exemplo: se o seu desejo é se tornar referência nacional em um prazo de cinco anos, os consultores vão apontar o que precisa ser feito para que isso aconteça e elaborar um planejamento para atingir estes objetivos;
  • Possibilita que as decisões sejam tomadas com mais rapidez e assertividade, a partir dos dados que a consultoria vai entregar. Lembre-se: os consultores não tomam o lugar do gestor para fazer escolhas, mas orientam quais seriam as mais corretas;
  • A empresa que presta consultoria leva uma visão externa para dentro do estabelecimento contratante, mais ampla, e a experiência adquirida em outros casos que pode ser adaptada e aproveitada dentro da sua demanda;
  • Promove a otimização dos processos dentro da empresa, fazendo com que eles se tornem mais eficientes e econômicos;
  • Proporciona melhorias no relacionamento dos gestores com a equipe de colaboradores. Só o fato de a empresa procurar um serviço de consultoria, já deixa claro para todo o público interno que existe uma preocupação em melhorar os métodos e procedimentos adotados. Além disso, se houver necessidade, os consultores podem planejar ações específicas para afinar esse relacionamento;
  • A partir do momento em que uma consultoria entra em jogo, ela estará totalmente focada no objetivo (ou nos objetivos) que foram definidos. Para o gestor, nem sempre é possível se manter tão focado porque existem muitas outras coisas acontecendo paralelamente.

Por isso, é interessante ter alguém (ou uma equipe) que possa ser mais centrada nas questões primordiais.

Qualquer empresa pode ter uma consultoria?

Sim! O serviço de consultoria é indicado para empresas de todos os segmentos e portes, independente de serem novas ou já consolidadas no mercado. Inclusive, a consultoria é totalmente personalizada, por isso, leva em conta o momento em que o empreendimento está.

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