Conheças as principais etapas que compõem o plano de negócios de uma empresa e saiba como desenvolver esse material com base em informações de mercado. Toda empresa precisa de um plano de negócios antes mesmo de abrir as portas da primeira loja ou de começar a escrever as primeiras linhas de código de seu site.
Para alguns especialistas em gestão e empresários de diferentes segmentos, o plano de negócios serve como um guia para a gestão estratégica da companhia. Porém, apesar de ser extremamente necessário para uma gestão empresarial profissional, muitos executivos não o fazem.
Devido à este comportamento algumas empresas se especializaram na elaboração de modelos de plano de negócios.
Neste artigo a LCS Consultoria mostra as etapas mais importantes para você criar ou atualizar o plano de negócios da sua empresa.
Base para um plano de negócios
A elaboração de um plano de negócios tem importância fundamental para que os empresários consigam estabelecer um objetivo para a organização.
Guia institucional
Uma das principais características de um plano de negócios é servir como um guia para as estratégias e os planejamentos de uma companhia.
Nele deve constar as informações detalhadas sobre tudo o que a empresa pretende atingir durante sua trajetória.
Portanto, a elaboração deve ser pensada para que sirva de balizador das análises e possíveis implementações em sua operação.
Planejamento Estratégico
Todos os dados coletados para a criação do plano de negócios são informações valiosas para alimentar o planejamento de uma organização.
Além de conter toda a história da companhia, com dados colhidos desde sua inauguração, o plano de negócios ainda reúne características específicas de cada nicho.
Chave para o investimento
Sem um plano de negócios bem definido e estruturado dificilmente uma empresa consegue receber investimento ou fazer empréstimos, por exemplo.
Com este documento a empresa consegue demonstrar aos investidores como o capital será usado e que áreas deve alavancar após a negociação.
Entre as informações mais importantes para que o plano de negócios determine a viabilidade de um investimento ou empréstimo é a clareza quanto ao fluxo de caixa.
Viabilidade de execução
É necessário que o empresário ou gestor insira dados do plano que possam oferecer uma visão completa sobre o negócio.
Coletar uma série de informações detalhadas ajuda muito as análises sobre a viabilidade do projeto.
Ao atingir este ponto crítico do plano de negócios muitas empresas ficam pelo caminho, enquanto outras se transformam.
Desenvolvendo plano de negócios
Para ajudar você a montar o seu plano de negócios a LCS Consultoria mostra algumas perguntas que precisam ser respondidas:
# Etapa 1
Qual é o modelo do negócio?
Qual a área de atuação da empresa?
Qual o método usada para vendas?
Quem é o público-alvo?
Qual o ticket médio?
Que ferramentas serão/são usadas para a divulgação do negócio?
# Etapa 2
Existe demanda de mercado para o seu produto?
Onde encontra-se o público-alvo do negócio?
Quais os métodos para atrair esses clientes?
Como será feita a distribuição dos produtos?
# Etapa 3
Quem são os concorrentes diretos e indiretos?
Que produtos vendem?
Que vantagens eles têm sobre sua empresa?
Quais as vantagens do seu negócio sobre a concorrência?
Até onde seus concorrentes podem evoluir?
Como seus concorrentes podem prejudicar o seu negócio?
# Etapa 4
Qual o valor necessário para iniciar a operação da empresa?
Qual o custo mensal para manter o funcionamento da organização?
Quantos colaboradores serão necessários para iniciar o projeto?
# Etapa 5
Qual é o custo da produção da empresa?
Qual o custo de execução do serviço oferecido pela companhia?
Quanto custa a infra-estrutura da empresa (imóvel, equipamentos, etc.)
# Etapa 6
Qual a previsão para a empresa atingir o equilíbrio financeiro?
Qual o volume de vendas necessário para atingir este equilíbrio?
Mão na massa!
Depois de conhecer as características necessárias para criar um bom plano de negócios, agora você precisa pôr tudo isso em prática.
Portanto, veja uma estrutura padrão que a maioria dos planos de negócios costumam seguir:
- Conceito do negócio
- Mercado e concorrentes
- Equipe/Colaboradores
- Produtos e serviços
- Estrutura e operações
- Marketing e vendas
- Estratégia de crescimento
- Finanças
Agora você só precisa coletar esses dados de forma clara e objetiva para que sua empresa tenha um bom Plano de Negócios que guiará sua jornada.
Boa Sorte!