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4 dicas para integrar os setores de marketing e vendas da sua empresa e obter mais sucesso

Não deveria ser assim, no entanto, muitas empresas enxergam os setores de marketing e vendas como coisas separadas. Para alguns, o marketing apenas desperdiça recursos, enquanto outros acreditam que a equipe de vendas prejudica os resultados dessas campanhas.

Na verdade, isso só acontece quando não há comunicação entre essas duas áreas tão complementares, afinal, uma é, em essência, extensão da outra. Dessa maneira, elaboramos um pequeno guia com 4 dicas para integrar os setores de marketing e vendas da sua empresa e obter mais sucesso. Você irá entender como implementá-las e porque elas são importantes. Confira!

1- Defina um objetivo e pequenas metas

A maior dificuldade em integrar esses setores surge quando uma empresa não possui objetivos claros a serem atingidos. Quando você possui uma visão definida do que o negócio deve atingir ao final do período de trabalho, os seus colaboradores poderão seguir pelo mesmo caminho, indo em direção à uma única linha de chegada.

Para garantir que a estratégia está funcionando e trazendo os resultados desejados, defina metas. Qual é o papel de cada setor nessa jornada? Assim, ambos irão compreender a sua importância dentro do ciclo produtivo da companhia.

2- Eles não são times

São equipes! Qual é a diferença? Os times estimulam a rivalidade dentro da empresa, e isso é diametralmente oposto à integração que estamos buscando. As equipes trabalham alinhadas para trazer os melhores resultados, e não podem ser tratadas como coisas independentes.

A grande razão para a equipe de vendas perder leads quentes trazidos pelo marketing, é falta de coordenação entre ambos. A equipe responsável por realizar negócios com o cliente deve entregar o que foi prometido pela campanha publicitária, enquanto essa irá aprender mais sobre as características do público-alvo, direcionando as estratégias de maneira mais efetiva.

3- Comunique!

Essa é uma regra básica e essencial para toda e qualquer empresa que busca crescer e ampliar seus lucros. Se as equipes não se comunicam entre si, uma jamais irá saber o que a outra está fazendo, de maneira que é impossível integrá-las.

Há diversas maneiras de otimizar a comunicação dentro da sua marca, uma delas é através de softwares que automatizam os processos, de maneira que para o próximo passo ser iniciado, o anterior deve ser concluído.

Implementação de workflows também são uma grande opção. Eles guiam os seus colaboradores e podem ser utilizados como ferramentas para informar toda a equipe sobre o andamento de determinados projetos.

4- Estimule discussões

Muito além da boa comunicação, é necessário que ao menos uma vez por mês todos os funcionários se reúnam para compreender êxitos e falhas da empresa durante o período. O marketing pode reunir informações valiosas sobre os comportamentos do consumidor, como a sua faixa-etária, renda média e quais são os problemas que precisam de solução.

Por outro lado, a equipe de vendas irá aprender quais motivos o levaram a se engajar na campanha, desenvolvendo métodos e comportamentos que atraem o cliente não só para um negócio, mas para uma relação duradoura. Permita que as equipes discutam suas funções!

Para uma empresa funcionar, ela deve ser coesa. Todos os setores e equipes devem estar alinhados e buscando objetivos em comum, caso contrário, o sucesso comercial estará cada vez mais distante.

Nós da LCS oferecemos serviços de consultoria empresarial, e podemos ajudá-lo a integrar esses dois setores de maneira sólida e efetiva. Acesse a nossa página e entre em contato para mais informações.

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