Para que uma empresa possa ter lucros, crescimento e se posicionar de forma privilegiada no mercado, o planejamento empresarial é fundamental. É através dele que a companhia tomará como referência, nas mais diversas esferas da administração corporativa, além de descrever ainda ações, metas, riscos e estimativas financeiras.
Entretanto, fazer um plano empresarial exige muito conhecimento, dedicação e saber técnico, além de visão estratégica ampla. Nesse texto, traremos algumas dicas para a elaboração de um bom plano empresarial, que seja eficiente, palpável e, ao mesmo tempo, desafiador.
Conhecimento técnico – um saber indispensável
Há uma série de profissionais que dedicam uma boa parte da sua vida ao estudo de como fazer para administrar empresas, recursos e valores de forma rentável, sustentável e lucrativa. São profissionais da administração, da economia, do comércio, das ciências contábeis e áreas correlatas. Embora haja alguns exemplos de pessoas que ficaram milionárias mesmo sem conhecimento técnico, esses casos são exceções raríssimas.
O trabalho de um profissional especializado, para agir como consultor, é fundamental. Ele está acostumado com os desafios e as características de um mercado cada vez mais concorrido, acirrado e dinâmico. Eles acompanham tendências e sabem muito bem como fazer para um empreendimento ganhe mais dinheiro. Por isso, contrate uma consultoria para lhe apoiar neste momento importante para a sua empresa.
Análises de mercado e análises internas
Você sabe de onde nasce boa parte de um plano empresarial de qualidade? Nasce de números. Tabelas, estatísticas, indicadores econômicos, comerciais, industriais, entre outros, macro e microeconomia. Mas os empresários também devem fazer suas próprias análises de mercado local e, com igual importância, do cenário interno da empresa.
Para isso, existem algumas técnicas: análise FOFA (Fraquezas, Oportunidades, Forças e Ameaças), cliente interno, em que um analista treinado visita a empresa como se fosse um cliente – esta técnica pode ser usada tanto no seu negócio, como na concorrência, auditorias financeiras também podem ser fundamentais para se definir o quanto a empresa pode ou não crescer.
Visão estratégica
Muitos dos segredos de se fazer um bom plano empresarial não está escrito nos livros, mas é claro na mente de quem realmente entende de empreendedorismo.
É possível sentir quando um momento favorável pode aparecer para a empresa, mesmo que os indicadores e projeções sejam negativas.
Além disso, mesmo dos momentos de crise podem nascer grandes oportunidades para aproveitar a escassez típica de um momento de “vacas magras” e expandir seus negócios através disso. O nome disso é visão estratégica: usar a criatividade e a sensibilidade para tomar as decisões corretas no momento correto.
O uso da intuição é algo bastante complicado no mercado, especialmente para se fazer planejamento. Entretanto, vale submeter a sua intuição a cálculos matemáticos, para estimar a viabilidade e os resultados do seu “insight”. Alguns dos negócios mais lucrativos da história já nasceram da intuição de seus idealizadores.
Contudo, para todas as etapas mencionadas anteriormente, você precisa do trabalho de um consultor empresarial. Este profissional, sim, é o segredo para se estabelecer um bom plano empresarial, pois ele viabiliza todas as outras exigências e traduz as ideias do Empresário em um plano de ação alinhado com o planejamento da empresa.
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