Você sabe o que é e como elaborar uma jornada de compra eficiente para a sua empresa? Essa é, sem dúvida alguma, uma importante pergunta a se fazer pelos gestores. A resposta pode fazer com que uma marca não só elabore estratégias mais eficientes e assertivas, mas também aumente as vendas. Se não sabe, entenda agora mesmo, acompanhando a leitura!
O que é uma jornada de compra?
De acordo com a RockContent, a jornada de compra é o modelo utilizado por uma empresa para saber em qual estágio de compra o consumidor se encontra. É uma ferramenta, vale dizer, tipicamente usada no âmbito do marketing digital.
Para que fique mais fácil visualizar esse instrumento de modo prático, vale a pena fazer algumas perguntas. Geralmente, qual é a sua primeira atitude quando sabe que tem um problema para resolver? Pesquisar. Buscamos pesquisar para encontrar a melhor solução para o problema. Depois, seguimos um caminho que nos leva a ter certeza de que a tal solução realmente é a correta. A esse percurso que seguimos é dado o nome de jornada de compra.
Estágios de uma jornada de compra
Geralmente, uma jornada de compra compreende quatro estágios, conforme especialistas, a saber:
1. Aprendizado
Nesse estágio, o cliente ainda não sabe que tem um problema (que pode ser a necessidade de um produto ou serviço).
2. Reconhecimento
Já neste, o consumidor passa a entender que tem um problema, mas não de forma clara. Para clarear as ideias com relação ao problema, pesquisa e tem acesso a informações que o ajuda a reconhecê-lo.
3. Consideração
Aqui, o consumidor já sabe que tem um problema e segue pesquisando para encontrar a solução ideal para resolvê-lo. Em geral, ele consulta o Google, buscando a resposta para as suas dúvidas sobre a solução e o problema.
4. Decisão
Nesta etapa, após analisar as soluções existentes no mercado, o consumidor toma uma decisão que pode levá-lo a comprar a solução (produto, serviço, ideias, etc.).
Como elaborar uma jornada de compra eficiente para a sua marca
Para elaborar uma jornada de compra eficiente para a sua marca é preciso não só conhecer muito bem os estágios que foram destacados anteriormente, mas principalmente, a persona: o perfil fictício que se assemelha ao perfil real do público com o qual uma empresa mantém relação. Além disso, é fundamental compreender o comportamento desse público. Em geral, ele segue o percurso apresentado no tópico anterior.
No entanto, é importante salientar que a marca deve considerar a sua realidade na hora de elaborar a sua jornada de compra, para que assim crie um percurso que seja efetivamente compatível com o comportamento do seu público.
Como se vê, a jornada de compra é um importante instrumento de marketing e de vendas, o qual é capaz de auxiliar uma empresa não só a entender o comportamento do seu público/persona, mas de aumentar as vendas.
Ficou alguma dúvida? Se sim, não deixe de entrar em contato conosco! Contamos com uma equipe qualificada e preparada para resolver quaisquer dúvidas que tenha sobre esse conteúdo.