Para que uma empresa possa ter um bom desempenho em um mercado cada vez mais dinâmico, acirrado e moderno, ela precisa de processos e rotinas eficientes.
Diagnosticar problemas e implementar técnicas administrativas mais assertivas nem sempre é uma tarefa fácil para o grupo gestor, uma vez que, inseridos no contexto da empresa, podem sofrer interferências ou incorrer em vícios de administração típicos de quem está acomodado na posição em que atua.
Para vencer todas estas dificuldades e ainda ajudar a empresa a dar “passos mais largos” é que existe a consultoria empresarial. É um serviço oferecido por profissionais ou empresas especializadas de forma contratada, o que garante isenção na atuação destes profissionais, cuja função é potencializar e profissionalizar a gestão do negócio.
O que faz o consultor
Um consultor empresarial é um profissional com conhecimento vasto e plural. Normalmente, são pessoas com formação acadêmica superior na área de negócios (administração, economia e contabilidade) com MBAs e outras titulações complementares que deixam o saber destes consultores ainda mais especializado nos desafios diários que o mercado impõe às empresas.
O mercado e as empresas se sofisticaram, implementando processos modernos, integrados, profissionalizados e dinâmicos. A administração precisa seguir esta linha para não se tornar obsoleta diante da concorrência. Por isso, consultores empresariais são figuras fundamentais no auxílio à administração financeira, estratégica, comercial e até mesmo de outros setores, como a gestão de ativos e os Recursos Humanos, por exemplo.
A visão do consultor empresarial precisa estar além dos limites dos muros da empresa. O consultor precisa também enxergar e conhecer o mercado, o que inclui as características dos consumidores, do mercado e as condições da economia, o que lhe permitirá explorar estratégias mais eficientes para aproveitar oportunidades.
Oportunidades estas que estarão presentes em uma das frequentes análises feitas por consultores empresariais: a Matriz SWOT, ou FOFA, em português (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Com isso, é possível diagnosticar como a empresa se relaciona com sua concorrência e fatores externos, mas também avalia de que maneira o empreendimento lida com suas potencialidades e dificuldades internas.
A fim de aproveitar melhor as oportunidades, utilizar todas as forças, combater as ameaças e diminuir as fraquezas, consultorias empresariais constantemente atuam em diversas áreas das companhias, aprimorando processos.
Toda empresa tem problemas internos. A consultoria empresarial, mais do que perceber e aconselhar mudanças importantes, também atuará ativamente nesta implementação, acompanhando o processo de adaptação dos colaboradores e gestores das áreas em mudança. É um trabalho árduo e extremamente importante para uma companhia.
Após a implementação das mudanças, a consultoria faz novas análises para avaliar os resultados das decisões tomadas e também das adaptações feitas. Reajustes são feitos constantemente para permitir uma alta performance e mais eficiência no uso de recursos, colaboradores e do posicionamento no mercado.
A consultoria empresarial não custará uma fortuna para sua empresa, mas pode ser responsável por aumentar consideravelmente o faturamento e a diminuição de custos operacionais, que se refletem em preço mais baixo para o consumidor.
Na LCS Consultoria e Negócios atuamos diretamente dentro das empresas dos clientes e também dos parceiros para vivenciar a cultura da instituição e do mercado em que atuam, visando prover soluções aderentes e escaláveis, com ganhos visíveis em performance e resultados.
Nossa equipe é composta por profissionais com excelente formação e experiência relevante em empresas de primeira linha, Acesse www.lcsconsultoria.com.br e conheça mais sobre o que fazemos e quem faz.