Mentoring empresarial: X razões para contratar um mentor agora!

Empresas e empresários de todos os setores têm como principal objetivo o crescimento dos negócios. Porém, nem sempre tomar decisões assertivas e lidar com os percalços do cotidiano são tarefas simples. Muitas vezes, gestores e donos de empresas ficam perdidos diante uma situação crítica ou não têm ideia do que fazer para inovar e avançar alguns patamares. Para auxiliar nessas decisões, o mentoring empresarial é o mais indicado.

Pessoas de diversas idades e níveis hierárquicos podem precisar de alguém que as ajude a traçar caminhos na carreira e nos negócios, principalmente aquelas que estão em cargos de liderança.

Geralmente, o profissional de mentoring é especialista em sua área de atuação e irá trabalhar no aconselhamento de outros profissionais dessa mesma área. Trata-se de uma espécie de aula, em que um profissional mais experiente (professor), transmite todos os seus conhecimentos sobre a área para um profissional ainda iniciante ou menos experiente (aluno).

Ao contratar um mentor, é possível tomar decisões mais assertivas, ter um panorama real do seu negócio, gerenciar melhor a equipe, solucionar problemas com mais eficiência, pensar corretamente nos modos de expansão do negócio, analisar parceiras, entre tantos outros benefícios.

Quando alguém que acaba de tomar posse de um cargo de gerência de algum setor ou até mesmo de uma empresa, é comum contar com a ajuda de um mentor para que ele lhe dê conselhos para traçar o futuro naquela área. Em suma, um mentor pode impactar positivamente na gestão e, consequentemente, em todas as áreas de uma empresa. Veja, a seguir, as três razões para contar com os serviços desse profissional:

Sabedoria e experiência

Como já mencionado, um mentor possui uma experiência vasta em sua área de atuação, o que ajuda novos empreendedores e profissionais a lidarem com esse universo. Assim, é possível conduzir os negócios, setores e a equipe, de maneira eficiente de acordo com as suas demandas, evitando prejuízos financeiros, queda de vendas etc.

Um mentor poderá lhe guiar sobre o que, quando e como fazer para implementar alguma nova medida, tomar decisões delicadas, expandir o negócio, reduzir ou aumentar o quadro de funcionários, entre tantas outras. Ele tem a sabedoria e a experiência prática sobre todas as situações enfrentadas na área em questão.

Além disso, o mentor terá um olhar de fora do negócio, o que permite a ele a detecção de problemas muito mais facilmente, sem contar com uma visão de mercado muito mais antenada.

Ajuda a definir metas e alcançá-las

Muitos empreendedores que estão abrindo uma empresa, precisam de um mentor para definir exatamente quais são as metas a serem alcançadas. Empresas já consolidadas também precisam desse auxílio para implementar novos projetos, setores e medidas. Ele te dará uma resposta sensata se aquela sua meta é mesmo ou não viável, fazendo as perguntas necessárias para chegar a essa conclusão junto com você.

Com isso, as chances de dar um passo em falso, optando por investir ou por aplicar tal estratégia erroneamente, são diminuídas.

Networking

Conseguir um bom networking pelas próprias pernas, não é uma tarefa fácil. O mentor carrega consigo uma gama grande de networking, que pode lhe ajudar a abrir portas e ter mais oportunidades de negócio, além de somar ainda mais aconselhamentos.

Está em busca de uma consultoria empresarial para o seu negócio? Acesse nosso site e entre em contato conosco.