O principal desafio, em se tratando de abordar o tema, é contextualizar os indicadores de desempenho e resultados no universo das necessidades de uma empresa.
Os indicadores são, ao mesmo tempo, ferramentas de controle e planejamento.
Para que os indicadores tenham serventia é preciso que haja objetivos e metas bem definidos. Os indicadores servem para mostrar aos gestores se as metas e objetivos da empresa estão sendo atingidos.
Os indicadores de desempenho servem, também, para apontar quais partes do processo estão falhas. Identificando quais são as deficiências, é mais fácil fazer os ajustes necessários para que as metas sejam atingidas.
Indicadores como ferramenta de planejamento
Ao mesmo tempo, os indicadores podem apontar oportunidades, principalmente quando se trata de indicadores de mercado e desempenho comercial. O crescimento das vendas em determinada região pode ser uma excelente oportunidade de expansão, mas pode ser consequência de alguma prática da equipe de vendas que se diferencia das práticas globais, que pode ser universalizada dentro da organização.
Os indicadores lançam luz sobre diversas questões dentro da empresa. Os financeiros, por exemplo, não servem somente para um controle rígido da situação financeira. Indicadores como fluxo de caixa, DRE e balanço patrimonial oferecem subsídios para uma análise mais abrangente da situação da empresa, principalmente se em conjunto com outros indicadores, sejam eles de capacidade, de produção ou de marketing.
Os indicadores, na verdade, estão na ponta do processo de planejamento. Explicam por que o planejamento é um processo contínuo, que começa na identificação da situação e das oportunidades, passa para a criação das soluções, a execução das mesmas, o controle dos resultados e, com base nos indicadores, se estabelece uma nova situação, que requer uma nova solução, criando um novo ciclo de planejamento.
Por estarem tão atrelados ao planejamento, como causa e efeito, a escolha dos indicadores deve obedecer a um único critério, que o conjunto de necessidades identificadas de controle dentro do processo de planejamento. Os indicadores de desempenho são adotados no momento em que as metas são definidas, mas alguns, como os indicadores de mercado e de capacidade de produção antecedem e servem para auxiliar a empresa na fixação das metas e objetivos realistas.
Um exemplo disso é a capacidade de um determinado bem de produção. Se uma máquina é capaz de produzir “X” produtos, quantas máquinas serão necessárias para produzir “Y” produtos? Qual a decisão a ser tomada? Adequamos nossa estratégia para produzir “X”, já que produzir “Y” ocupará apenas 25% da capacidade produtiva de uma segunda máquina e isso não justificará o investimento na mesma? Aumentamos nossa capacidade de venda para que o investimento na segunda máquina se justifique?
Deu para compreender a importância dos indicadores como fator de segurança na elaboração e realinhamento do planejamento?
Alguns indicadores importantes
Índice de turnover – Mede a taxa de rotatividade de funcionários na empresa. Se esse índice estiver alto, pode indicar problemas na política de RH da empresa. O ideal é que essa taxa seja baixa.
Taxa de sucesso das vendas – Serve para medir a eficiência das interações de venda feitas pela empresa. Numa campanha de marketing digital, é comum comparar a capacidade de atrair clientes para a última fase do funil com a de converter essas oportunidades em venda. Se o problema estiver na fase final, esse indicador mostrará.
Ticket médio – Trata-se do desempenho das diversas variáveis envolvidas nas vendas, sobre como elas estão posicionadas com relação aos resultados globais. O ticket médio do cliente indica se ele tem uma relação de fidelidade com a marca ou potencial de fidelização, indicando que o tratamento ao mesmo, por parte da empresa, deve ser diferenciado.
Pesquisa de satisfação – Mede a satisfação dos clientes com os bens e serviços entregues pela empresa. É feita através de questionários e serve não só como indicador de satisfação como também de possibilidades de aperfeiçoamento dos produtos e do atendimento, além das falhas e fraquezas a serem neutralizadas.
Podem ser definidos e acompanhados varias indicadores, mas o importante é fazer sentido para a sua empresa e que seja criados para servir como orientador estratégico para o seu negócios. Caso contrario, serão apenas números e/ou gráficos interessantes. Pense nisso ! ! !
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