Coaching é Terapia?

Tudo que é novo gera uma certa confusão na cabeça das pessoas. A multiplicidade de disciplinas próximas, ainda que de ramos distintos da ciência, faz com que elas se confundam na cabeça das pessoas.

Um desses casos é a confusão feita entre coaching e terapia, embora sejam disciplinas distantes, que tratam de situações completamente diferentes.

Patologia x Desafio

A matéria de que trata uma terapia, seja qual for, é uma patologia. Só existe terapia a partir do momento que existe uma doença ou algum trauma do passado.

Normalmente, nos referimos a terapia relacionando o termo a problemas ligados à psicologia e à psiquiatria. Talvez venha daí a confusão, pelo fato de tanto a terapia quanto o coaching aludirem à imagem de um profissional sentado diante do seu cliente tentando ajudá-lo a resolver um problema.

A diferença é que o coaching é uma técnica que se utiliza de vários ramos do conhecimento para ajudar pessoas a vencerem desafios e conquistarem objetivos específicos.

Em outras palavras, a terapia ajuda pessoas a vencer doenças ou atenua seu sofrimento. O coaching ajuda pessoas a alcançar seus objetivos e metas pessoais.

Paciente x Cliente

Isso faz presumir que numa terapia nós temos, de um lado, um especialista, e de outro, um paciente.

No caso do coaching, de um lado nós temos um especialista (Coach), enquanto do outro temos um cliente (Coachee).

Outro aspecto que deve ajudar a criar a confusão entre uma coisa e outra é que tanto a terapia quanto o coaching podem ser processos coletivos. Mesmo nessa situação, cada um tem sua razão de ser e seu objetivo, como já descrito acima.

O que é coaching afinal?

Imagine que você tem um desafio qualquer. Pode ser passar num concurso difícil, pode ser ascender a um novo posto no trabalho, liderar uma equipe, melhorar seu modo de se vestir ou, até mesmo, atravessar uma adversidade profissional ou pessoal com êxito.

Para cada uma dessas situações, você possui habilidades e talentos, mas também possui limitações. Entre os seus talentos e limitações estão as suas crenças, que podem contribuir para o seu sucesso ou o seu fracasso no projeto.

O programa de coaching prepara você para vencer esse desafio, potencializando suas habilidades e competências, mostrando o caminho para neutralizar as limitações. Lembrando que habilidades podem e devem ser desenvolvidas.

Cabe ao Coach (profissional que aplica a técnica de coaching), também, reprogramar a mente do cliente, removendo considerações irrelevantes, temores injustificados, hábitos e prioridades que conflitem com uma rotina adequada para que esse possa alcançar o objetivo.

O programa de coaching é estruturado a partir do objetivo do cliente. Esse objetivo deve ser alcançado no curto prazo. O programa tem começo, meio, fim e um indicador claro de sucesso.

Em alguns países, particularmente no Reino Unido, o coaching executivo é uma realidade. No Brasil, essa prática vem crescendo. No mundo dos negócios, o coaching ajuda gestores a sair rapidamente de uma condição para outra.

A tendência, já presente em muitos países, mas incipiente no Brasil, é a segmentação dos profissionais por áreas do conhecimento e da rotina humana, como coaching financeiro, de moda, familiar, etc.

Quer entender todo esse processo e muito mais que pode ser alcançado com o coaching, um processo de transformação que ajuda você a alcançar seus objetivos, sejam eles pessoais, familiares ou profissionais.

Agende uma sessão GRATUITA e veja como o Coaching pode ajudar você e sua empresa.

AGENDAR

newsletter

Inscreva-se para acompanhar nossa newsletter

Compartilhar