Administrar uma empresa é uma tarefa bastante complexa e ser bem-sucedido nessa atividade exige uma série de coisas. Uma delas é planejamento. É preciso saber o território em que se está pisando, projetar ações para o futuro, se preparar para crises e aprender a como lidar com a concorrência e com as diferentes situações pelas quais passa o mercado e a economia brasileira.
A falta de planejamento pode causar uma série de episódios e situações bastante indesejáveis para uma empresa. Neste texto apresentaremos os principais efeitos negativos que um planejamento falho pode ter sobre o seu negócio.
Vai faltar dinheiro…
Quando o planejamento empresarial não é eficiente, o primeiro lugar que sofre é o financeiro. O orçamento passa a não fechar no fim do mês e quando isso acontece, todos os outros setores da companhia passam a sofrer em consequência por falta de financiamento. A consequência lógica de problemas financeiros é contrair dívidas para tentar suprir o pouco dinheiro em caixa.
Ter dívidas não é necessariamente algo negativo, pois toda empresa tem. O problema é que as dívidas podem se acumular, virar uma “bola de neve impagável” e sair do controle do seu negócio. Mesmo as dívidas precisam ser consideradas na hora da realização de um planejamento empresarial.
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Decisões estratégicas equivocadas
Administrar ou ser proprietário de um negócio significa ter que tomar decisões importantes sempre. Algumas das escolhas que um gestor empresarial fazem podem ser responsáveis por uma grande jogada comercial ou causar um prejuízo de muito dinheiro para o negócio.
De forma geral, a tomada de decisões também está compreendida pelo planejamento empresarial. Quando expandir? Quando comprar novos ativos? Quando contratar e quando demitir? Com um bom planejamento, as respostas para essas perguntas vêm de forma mais racional, normal e têm melhores resultados.
Ser pego de surpresa por dificuldades
O mercado é sempre algo vivo, que pulsa, que passa por altos e baixos. Logo, ele sempre pode “pregar peças” e dar surpresas desagradáveis às empresas.
Contudo, há uma série de crises vindas do mercado que são previsíveis, permitindo aos empresários que se preparem. Entretanto, essa previsibilidade só existe quando há um bom planejamento empresarial por trás do negócio. Sem isso, a crise vem, pega a empresa de surpresa, deixa severos prejuízos e pode até mesmo levar os negócios à falência.
Perder para a concorrência
Em um mercado cada vez mais intenso, concorrido e acirrado, um bom planejamento empresarial também precisa levar em conta o fator “concorrência”.
Se isso não acontecer, a tendência é que as outras empresas de seu mercado passem a atuar de forma mais competitiva, oferecendo riscos de roubar parte da sua fatia de mercado. Precificação, marketing, qualidade de serviços e outros fatores relacionados à experiência do cliente também podem ser considerados neste preciso planejamento.
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