Qual é o empresário que não pensa em tornar o seu negócio mais lucrativo e eficiente? Atualmente, para fazer um negócio ser bem-sucedido não adianta utilizar a velha lógica de mercado — preço baixo, ponto de venda acessível, diferencial no atendimento. No atual cenário globalizado, é necessário utilizar todas as estratégias combinadas. Porque o mercado não perdoa erros, qualquer deslize pode ser fatal.
Para não correr o risco de ver a sua empresa naufragar, é preciso planejar estrategicamente. E, para fazer isso, você pode contar com o Balanced Scorecard (BSC) — Indicadores Balanceados de Desempenho. Esta ferramenta utiliza uma metodologia capaz de otimizar a gestão dos negócios.
Quer entender o que é o Balanced Scorecard (BSC) e como aplicá-lo na sua empresa? Continue lendo este artigo e confira!
O que é BSC?
O Balanced Scorecard surgiu da necessidade de práticas atuais para gerir empresas, uma vez que os métodos tradicionais já não estavam fornecendo resultados satisfatórios.
O BSC é uma ferramenta de gestão estratégica focada em objetivos operacionais que apontam como uma empresa deve se comportar para obter o desempenho almejado. Ela não serve apenas para controle, mas também para acompanhamento e informação — já que informa a evolução dos negócios.
O gestor que utiliza esta ferramenta consegue visualizar de onde veio sua empresa e para onde ela está indo sob as quatro perspectivas da ferramenta: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento.
Perspectivas do Balanced Scorecard
De acordo com os idealizadores do BSC, a gestão estratégica possui uma hierarquia que inicia com as questões financeiras, passando pelos processos internos e clientes e retornando com aprendizado e crescimento para a empresa. Para cada uma dessas perspectivas existem objetivos, indicadores, metas e iniciativas.
Financeira — São criados objetivos financeiros que se transformam em metas e indicadores vinculados aos cargos e hierarquias da organização. Tendo em vista maior retorno financeiro, por exemplo, aumentar em 10% as vendas, aumentar as receitas com as vendas do ativo X.
Processos internos — Os processos internos são aqueles realizados na organização desde a etapa da produção até a entrega do produto ou serviço ao cliente. Para estes processos existem objetivos de eficiência, produtividade e níveis de redução do custo total.
Clientes — A satisfação do cliente deve ser traduzida em objetivos. Existem procedimentos que resultam em satisfação, tais como: atendimento cortês, promoções e suporte pós-venda.
Aprendizado e crescimento — A prática leva a perfeição, mas existe uma extrema importância em treinar e engajar bem os colaboradores e gestores para o máximo rendimento dos negócios. Indicadores de clima organizacional, treinamento periódico e qualidade de vida no trabalho são exemplos que favorecem o desenvolvimento dessa perspectiva.
Mapa estratégico
O mapa estratégico é elaborado em quatro faixas de acordo com as perspectivas do Balanced Scorecard. A empresa define na seguinte ordem as perspectivas: financeira, processos internos, clientes e aprendizado/crescimento. Para cada uma das perspectivas, são colocados os seguintes itens no mapa:
- Objetivos: o que alcançar.
- Indicadores: indicam o desempenho da empresa.
- Metas: performance esperada a partir dos indicadores apontados.
- Projetos estratégicos: o que fazer para atingir as metas de desempenho.
Após planejar e montar o mapa estratégico, é só colocar em prática as ações e controlar o desempenho. Com o Balanced Scorecard a sua empresa observará melhor os pontos a serem desenvolvidos gerando produtividade e lucratividade nos negócios.