Compliance

Compliance Corporativa: O que é e porque aplicar na sua empresa?

Pense em todas as obrigações que a sua empresa precisa executar para estar de acordo com normas, leis, padrões, regulamentos, tributos, entre outros. É difícil mensurar a totalidade de imposições às organizações privadas, certo? Através disso que surgiu a Compliance Corporativa: uma forma de cumprir com tudo que é obrigatório no meio empresarial.

Do pagamento dos benefícios trabalhistas do seu colaborador até regulações sobre o formato dos seus produtos pelo INMETRO, tudo passa por essa prática razoavelmente nova no Brasil. Para que você entenda do que se trata, separamos este artigo que explica o que é e por que aplicar na sua empresa a Compliance Corporativa.

O que é?

A raiz do termo vem do verbo inglês comply, que significa ‘agir de acordo com a regras’. Unindo ao substantivo ‘corporativo’ nós podemos definir a Compliance Corporativa como a metodologia organizacional aplicada pela empresa para seguir todas as obrigações empresariais – sem deixar nada de lado.

Sua ação é baseada em operações estritamente internas – para departamentos e colaboradores – que também abarcam pessoas que não estão envolvidas diretamente com a empresa – como acionistas, fornecedores e parceiros comerciais. Ou seja: é a união entre todos para que nenhum processo, multa ou ilegalidade perante à lei seja cometida pela empresa.

São várias as áreas que entram na Compliance Corporativa, podendo variar de acordo com o tamanho da empresa, setor de atuação e características próprias do negócio. Assim, essa ferramenta organizacional abarca:

– Processos de acordo com a legislação;

– Cumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias;

– Pagamento de taxas e tributos/conformidade fiscal;

– Alinhamento à normas regulatórias de produtos e serviços;

– Adoção de práticas ambientais e sustentáveis;

– Transparência de contas, entre outros.

Apesar de estar focada nas obrigações internas, a Compliance Corporativa contribui para melhor imagem da empresa em relação aos clientes, investidores e terceiros que se relacionem com o negócio. Além disso, ajuda no controle de operações, pois centraliza processos e diminui a distância entre setores.

Como aplicar?

Passamos ao método de como adotar a Compliance Corporativa. Para isso há algumas etapas que ajudam a aplicar essa organização de forma orgânica e descomplicada no seu negócio.

1) Faça o levantamento das obrigações. Reúna setores e profissionais, buscando centralizar tudo que sua empresa precisa cumprir de forma obrigatória. Seja você, gestor, o responsável por ter o controle de todos os processos que são indispensáveis nesse sentido.

2) Estabeleça regras, metas e política interna. Mostre a todos os envolvidos na sua empresa quais são as etapas para cumprir as obrigações da empresa, de forma clara e que abranja todo mundo, evitando que possam surgir ‘lacunas’ na estruturação das regras, metas e política interna.

3) Reforce a importância da Compliance Corporativa. Não basta apenas ter uma norma geral da empresa: é preciso sempre disseminar a prática e, se necessário, explicar para cada um dos profissionais do negócio a sua importância – mostrando que a cultura interna nesse sentido é indispensável.

4) Conte com ajuda profissional. Muitas vezes a Compliance Corporativa pode ser um tanto obscura em alguns aspectos da sua empresa. Isso é normal: há tantas regras e obrigações que fica difícil mensurar tudo. Para isso tenha ajuda especializada e profissional de consultorias empresariais que irão te mostrar o caminho a ser seguido.

5) Priorize a ética. Todas as etapas para aplicar a ferramenta organizacional na sua empresa não terão resultado se você não for o exemplo. Por isso, cumpra tudo de acordo com as obrigações – mesmo que não concorde com elas, como a alta carga tributária para o setor privado brasileiro. Isso contribui para a disseminação da Compliance Corporativa.

Sua empresa já adota essa ferramenta? Não? Pois, sabia que ela pode gerar inúmeros benefícios – do aumento dos lucros a uma marca referência no seu setor de atuação? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a adotar uma política ética e rumo ao sucesso da sua empresa.

 

newsletter

Inscreva-se para acompanhar nossa newsletter

Compartilhar