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Marketing digital: da importância à aplicação nas empresas

Todas as empresas, independente do ramo, porte e segmento, têm como objetivo atingir corretamente o seu público-alvo e melhorar seu faturamento. Com o advento da internet, essa tarefa se tornou ainda mais fácil, sendo o marketing digital o setor responsável por isso. Agora é possível atingir milhares de pessoas de uma só vez, atraindo e nutrindo clientes para o negócio.

Para isso, o marketing digital se utiliza de diversas técnicas que farão com que os internautas se interessem pelos produtos e serviços da empresa, como um conteúdo otimizado, técnicas SEO (Search Engine Optimization), e-mail marketing, inboud marketing, entre outras estratégias.

Diferente do marketing tradicional, que se utiliza de mídias também tradicionais como TV, rádio, outdoors, banners etc., o marketing digital age apenas no ambiente virtual.

Através de um conteúdo bem pensado e segmentado para o público-alvo e para a persona da empresa (que também são definidos pelo marketing digital) é possível atrair muito mais leads – internautas que navegam pela página web e significam uma oportunidade venda. Estes serão convertidos em clientes engajados que podem fechar negócio e ainda indicar a empresa para seus futuros clientes.

Além disso, o uso de técnicas SEO ajuda no alcance desses conteúdos até o cliente e futuro cliente, já que otimiza palavras-chave, aplica CTA (call-to-action), utiliza-se de códigos HTML, entre outras técnicas que auxiliam o site a estar nas primeiras páginas de busca do navegador. Veja a seguir os principais benefícios proporcionados pelo marketing digital:

Melhora a presença digital da empresa

Através do investimento em conteúdos, sejam eles escritos, em vídeo, infográficos, entre outros, é possível estimular o interesse do público pela sua marca. Com chamadas criativas e com o apoio da otimização das keywords (palavras-chave), tal conteúdo será mais facilmente encontrado na busca, aumentando assim a visibilidade da empresa.

Além disso, o marketing digital é responsável por levar esse conteúdo para diferentes meios, como redes sociais, blog, site da empresa, e-mail marketing para a lista de contatos de acordo com o público-alvo, landing pages, e-books gratuitos, links patrocinados, entre outros. Com isso, a presença digital é expandida, o que melhora a imagem e os resultados do negócio.

Conteúdo certo para o público certo

Ao elaborar um estudo completo do público-alvo e da persona do negócio é possível adaptar os assuntos e a linguagem dos conteúdos para eles. Ou seja, é muito mais fácil que o que foi publicado atinja quem a empresa quer e que tem potencial para se tornar cliente. Para isso, basta monitorar o comportamento dos usuários nas redes, por meio de novas ferramentas, para descobrir o que o seu público demanda.

Aplicação na empresa

Antes de começar a montar um plano estratégico de marketing digital, a empresa precisa definir bem quais são os seus objetivos, metas, nicho e qual é o intuito da atuação do negócio na rede.

Depois disso, estude e defina bem o seu público-alvo para definir a linguagem, o formato e em qual meio digital a empresa irá atuar. Analise também o porte da equipe, se a mesma está apta para todas as atividades.

Invista em profissionais que tenham conhecimento sobre SEO e procure acompanhar os resultados das ações tomadas através de programas específicos para isso, como o Google Adwords, por exemplo.

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