A época em que os profissionais de recursos humanos tinham como único propósito o gerenciamento de talentos já passou há muito tempo. Hoje, é possível dizer que a gestão de pessoas é uma das funções mais importantes para o sucesso de um negócio, e o coaching pode ajudar qualquer especialista em RH a extrair o máximo do potencial das pessoas de uma empresa.
Os desafios que os profissionais que gerenciam os recursos humanos enfrentam em uma empresa são enormes, e a formação acadêmica não é mais suficiente. É preciso lidar com as pressões de gerenciar elementos com tanto potencial, mas altamente instáveis, como são os recursos humanos, ao mesmo tempo em que se adapta a rápidas transformações sociais e tecnológicas do nosso tempo.
A criação de um ambiente organizacional saudável, o monitoramento do desempenho dos trabalhadores e o gerenciamento dos mecanismos de comunicação interna são questões complexas que também exigem atenção e trabalho duro por parte dos profissionais de RH. Por isso, esses líderes precisam aprender como utilizar técnicas de coaching para aumentar o desempenho dos talentos da organização, e isso começa com o próprio gestor de Recursos Humanos.
O que é o coaching?
Antes de qualquer coisa, é preciso explicar do que trata o coaching.
Coaching é um processo estruturado que tem o objetivo de desenvolver as competências pessoais e profissionais de um indivíduo. Esse processo ocorre através da colaboração entre o coach, um especialista que utiliza técnicas cientificamente validadas para orientar pessoas e organizações, e o coachee, o cliente que vai receber as orientações.
O coaching pode ser direcionado também para um setor ou uma empresa inteira, e cria condições, metas e desafios para que cada profissional esteja alinhado com os objetivos da organização enquanto se mantém crescendo profissionalmente.
Dessa forma, é importante que o gerenciador de recursos humanos receba orientações consistentes sobre as suas funções e o seu desempenho pessoal e profissional, para que depois possa utilizar as técnicas de coaching com os demais colaboradores.
Profissionais de Recursos Humanos + Coaching
Ao compreender os desafios da profissão e como o coaching pode fazer a diferença no desempenho dos colaboradores, setores e da organização, o profissional de recursos humanos pode utilizar o coaching para fazer melhor o seu trabalho.
Para que isso aconteça, é muito importante que o gerente ou profissional de RH faça um treinamento em coaching, para que possa aplicar as técnicas de mentoria nos talentos da empresa.
Como o coaching melhora a gestão de pessoas?
O processo de coaching ensina a extrair o máximo desempenho de um profissional sem sacrificar as demais competências que formam uma pessoa saudável. Em outras palavras, o coaching deseja encontrar soluções e oportunidades para melhorar o potencial do colaborador sem abrir mão da qualidade da vida pessoal.
Dessa forma, é possível desenvolver nos profissionais uma atitude proativa, criando confiança e uma boa comunicação entre os colaboradores, equipes, departamentos e a organização como um todo.
Além disso, as técnicas de coaching permitem melhorar as habilidades comportamentais, direcionar os talentos de cada profissional de uma forma ainda mais efetiva e, por fim, possibilitar uma empresa mais competitiva e lucrativa.
A gestão de pessoas é uma tarefa desafiadora que requer aprimoramento constante. Por isso, a LCS Consultoria e Negócios oferece diversos serviços de coaching que vão suprir os profissionais de recursos humanos com ferramentas essenciais para a realização de um trabalho eficiente.
Acesse: https://lcsconsultoria.com.br/coaching/ ou entre em contato pelo faleconosco@lcsconsultoria.com.br