Mudanças nas empresas

Planejamento Organizacional: qual a sua importância dentro das empresas?

O planejamento é uma ferramenta básica para que uma empresa tenha sucesso no mercado. Não à toa, a principal razão do fechamento prematuro de empresas no Brasil (uma em cada 4 PMEs fecham com menos de dois anos de atividade, segundo o Sebrae) é exatamente a falta de planejamento.

No ambiente corporativo, este processo é conhecido como planejamento organizacional. Mas como ele implica, de fato, na melhoria da gestão de uma empresa? Descubra na sequência do artigo.

O que é planejamento organizacional?

Um planejamento organizacional consiste basicamente na estruturação de ações e objetivos de uma empresa. São ações coordenadas e orientadas, que funcionam como base para a execução dos planos.

Um bom planejamento organizacional também prevê mecanismos de controle, ou seja, uma forma de monitorar os resultados do plano de ação, também servindo de base para a tomada de decisão conforme eventuais mudanças no percurso.

O planejamento organizacional se divide em três tipos: estratégico, tático e operacional.

• Planejamento estratégico: está ligado à cultura organizacional da empresa e sua missão, visão e valores, servindo de norte para a definição de estratégias em longo prazo;
• Planejamento tático: são ações mais específicas, de acordo com cada área funcional da organização;
• Planejamento operacional: metas e objetivos para equipes e colaboradores;

A importância do planejamento organizacional

Quando estipulado da maneira correta, o planejamento organizacional oferece diversos benefícios para as empresas. Um deles é a definição de metas e objetivos específicos e, claro, realistas. Uma empresa sem metas e objetivos definidos não sabe aonde quer chegar e provavelmente ficará no meio do caminho em um mercado cada vez mais voraz.

Também é através do planejamento organizacional que a empresa passará a utilizar seus recursos de maneira racional e correta. Gastos desenfreados aumentam os custos operacionais e reduzem o lucro, e novamente, uma empresa sem lucro também não conseguirá ser competitiva por muito tempo.

Ademais, como este plano de ação exige uma análise profunda e fatores internos e externos que impactam no seu negócio, a sua empresa estará muito mais pronta para identificar oportunidades de mercado e gerenciar potenciais riscos.

Passo a passo do planejamento organizacional

Em primeiro lugar, é importante destacar que o planejamento organizacional é um processo contínuo, afinal, sua empresa sempre será desafiada a traçar novos objetivos. Além do mais, as transformações cada vez mais aceleradas no mercado, como a incorporação de novas tecnologias e a mudanças no perfil do consumidor, exigem que este plano seja flexível.

A implementação de um planejamento organizacional deriva inicialmente de uma análise de mercado, ou seja, passando a limpo a estrutura da empresa e o seu segmento de atuação.

Depois, é preciso estabelecer um objetivo ou um conjunto de objetivos. A concretização deles dependerá de um bom plano de ação, que preveja quem será responsável por determinada atividade, como será a destinação dos recursos, entre outras questões pertinentes.

Por fim, a sua empresa deve desenvolver mecanismos de controle desses resultados, como os indicadores de desempenho, por exemplo. A partir desses passos, sua empresa estará pronta para crescer de forma saudável e efetiva.

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