Empresa coreana da área de tecnologia oferece treinamento para melhorar reputação no mercado sobre transparência em processos e hierarquia no modelo de negócio
A procura pela formação em serviço de Coaching só aumenta em todo o mundo e hoje já existem mais de 53 mil profissionais dessa área espalhados pelo planeta, de acordo com a ICF (International Coach Federation). Na América Latina são aproximadamente 4 mil especialistas nesta atividade e, no Brasil, houve aumento de 30% na contratação do serviço de Coaching somente em 2016.
Mesmo com bons números este é um mercado que ainda tem espaço para crescer por aqui já que nos Estados Unidos, por exemplo, são 40 coaches para cada 1 milhão de pessoas, enquanto o Brasil trabalha com a proporção de seis para cada 1 milhão.
Case
Desde 2015 a Samsung investe em ações de coaching para fortalecer o sentimento de confiança entre os colaboradores da companhia e os profissionais que ocupam cargos de liderança. Esta era uma necessidade da empresa já que eram elevados os índices de turnover das equipes, ou seja, alta rotatividade entre colaboradores de um setor.
De acordo com Silvio Paciello, Diretor de Recursos Humanos da empresa, a implementação do Coaching na Samsung teve papel fundamental para a reputação da companhia no mercado – que não era positiva – principalmente na questão de transparência em processos e hierarquia no modelo de negócio.
Desde então a Samsung segue desenvolvendo planos de coaching para sua equipe de maneira que os funcionários e os líderes da empresa troquem experiências, compartilhem seus medos, frustrações e sonhos. “A implementação do Coaching foi um sucesso e vamos repetir. Dessa vez vamos contratar uma empresa de consultoria, de forma mais estruturada e com metodologias claras”, afirmou Paciello.