[Case – Coaching] – Banco Votorantim faz coaching para cargos de chefia

Gerentes, superintendentes e diretores da companhia participam de treinamento focado em melhorar desempenho, gerar mais engajamento com a empresa e redução da rotatividade

De acordo com Federação Internacional de Coach os números deste mercado no Brasil tiveram um aumento de 300% somente nos últimos quatro anos. Em 2012 o número de empresas que buscaram esse serviço era de sete mil, mas em 2015 já atingia 25 mil companhias em todo o país.

Hoje, somente no mercado americano, o serviço de coaching movimenta aproximadamente US$ 3 bilhões principalmente pela disseminação da importância que o coaching tem para as empresas. Ao todo, 93% das companhias dos EUA aderiram ao serviço segundo dados da AESC (Association of Executive Search and Leadership Consultants), que em português livre seria Associação de Consultores Executivos e de Liderança.

A demanda pelo serviço de coaching tanto no Brasil como no exterior é vista principalmente pela possibilidade de orientar e aplicar os métodos de coaching em praticamente todos os segmentos e nichos de mercado. Desde e-commerce e negócios de origem 100% online até os mais tradicionais sem qualquer participação no ambiente digital.

Case

A cultura do coaching está se tornando parte do plano de desenvolvimento profissional e não mais como um serviço voltado apenas para executivos e gestores. No Banco Votorantim o serviço de coaching foi criado especialmente para gerentes, superintendentes e diretores, com o objetivo de inspirar esses líderes da companhia a atingirem objetivos pessoais e atrelar isso ao seu desempenho profissional.

O sucesso da ação de Coaching no Banco Votorantim se deve principalmente ao engajamento dos colaboradores, o reconhecimento de todos pela iniciativa da empresa de oferecer treinamento para seus líderes. O resultado da ação de coaching fez com que a equipe apresentasse melhor desempenho, mais engajamento com a empresa e redução da rotatividade de funcionários.

De acordo com Ana Paula Tarci, Superintendente de Recursos Humanos do Banco Votorantim alguns resultados não são rapidamente percebidos. “A estratégia deve ser algo percebido como de médio e longo prazo”, completa.

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