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5 Dicas para ter um crescimento saudável empresa.

O desejo de boa parte dos empreendedores é ver o seu negócio crescer e ganhar o mundo rapidamente, tornando-se uma referência no mercado que ele se propõe a conquistar. Essa é uma vontade bastante legítima, desde que a prioridade seja o crescimento saudável da empresa, e não apenas veloz.

Acompanhe a seguir 5 dicas para adotar na sua empresa para proporcionar isso.

  1. Segmentação de mercado

Não tente atender a todos, porque desse modo você não conseguirá atender ninguém com qualidade, é por isso que a segmentação é uma máxima do mercado atual que deve ser respeitada para garantir o crescimento saudável do negócio.

Também é importante ir além daquela categorização muito básica que define o público-alvo em gênero, faixa-etária, classe sócio econômica e região. Quanto mais você saber sobre a pessoa que deseja atingir, melhor. Isso inclui hobbies, momento de vida em que ela está, padrão de comportamento e de consumo.

Por exemplo: imagine dois homens, de 30 anos, morando em Brasilia e de classe C, mas um deles está começando a graduação e outro está prestes a ser pai pela primeira vez. Os dois têm características similares, mas estão em momentos de vida completamente distintos e isso interfere na forma como eles consomem.

A criação de personas é muito útil nesse sentido, pois um trabalho mais focado no público-alvo correto é essencial para o crescimento da empresa.

  1. Explore outros nichos

Muitos empreendedores entram na zona de conforto, frequentando reuniões e eventos que já conhecem e onde vão encontrar os mesmos grupos de pessoas. Isso pode estagnar o negócio, apesar de ser cômodo. Por isso, é sempre importante explorar novos nichos!

O público-alvo que você definiu pode estar em lugares que você ainda não conheceu. É essencial que o gestor dedique tempo a encontrar novos contatos interessantes, sejam clientes em potencial ou parceiros.

  1. Presença digital

As mídias digitais são o presente e o futuro do marketing, portanto, uma das dicas para que a empresa cresça é intensificar a estratégia digital. Especialmente porque campanhas nos meios online tendem a ser mais econômicas do que aquelas em veículos tradicionais, então, se você quer ver seu empreendimento crescer, mas sem fazer um rombo no orçamento, essa é uma orientação importante.

  1. Firme boas parcerias

Há alguma parte do seu produto ou serviço que você não domina completamente? Não tenha medo de buscar parceiros, porque isso só tem a fortalecer o seu negócio e ainda expande o seu networking. Esses parceiros possivelmente já têm também os próprios clientes que poderão trazer para a sua empresa.

  1. Invista em consultoria

Essa tendência tem se tornado cada vez mais forte entre pequenos e médios empreendedores: investir em consultoria. Consultores são profissionais especializados, com know-how e experiência de mercado que podem levar para dentro da sua empresa uma visão mais objetiva de quem está de fora assim como vivências de outros casos que podem ser adaptadas para a sua realidade.

É um investimento muito válido se a meta é crescer de forma saudável. Isso te ajuda a passar etapas importante do negócio de forma mais rápida e eficiente.

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