A tecnologia apresenta dois lados de uma mesma moeda. Por um lado, se adaptar a ela e usá-la da melhor maneira possível, é quase uma obrigação e uma questão de sobrevivência. Por outro lado, ela apresenta muitas oportunidades para uma empresa sair na frente e inovar. Sendo assim, para empresas que querem sempre estar na frente, vamos ver 4 soluções de TI para economizar e se manter atualizada.
1 – Serviços de VOIP
Os gastos com telecomunicações podem parecer pequenos em uma observação mais superficial, mas quando acumulados e olhados ao longo de um período de tempo um pouco maior, eles representam um valor que pode ser bem considerável. Felizmente, a tecnologia tem uma resposta.
Os serviços de VOIP, ou Voice Over IP, são uma maneira muito mais prática e barata de fazer as ligações, aproveitando o uso de grandes quantidades de banda para realizar diversas funções, diminuindo ainda mais os gastos.
2 – A computação na Nuvem
A essa altura, praticamente todo mundo já deve ter ouvido falar da Nuvem. Esse conceito é o uso de servidores fora da empresa que guardam os dados e permitem uma comunicação muito mais fácil, através da rede.
As vantagens econômicas deste tipo de serviço são enormes, já que a empresa não irá precisar mais manter servidores locais, e os custos de manutenção e atualização ficam a cargo da prestadora do serviço.
A outra principal vantagem da nuvem é no quesito da inovação. Com ela, o acesso ao que a tecnologia tem de melhor a oferecer, e todas as soluções que a acompanham, estão disponíveis a todos, por um preço bem mais acessível.
3 – Os Chatbots
Redes sociais, como o Facebook, estão se tornando ferramentas de comunicação ainda maiores, não somente para nos conectar com outras pessoas, mas também como uma forma de conversar com as marcas. Os Chatbots são um exemplo de como as redes vão ser usadas para melhorar ainda mais o atendimento ao cliente.
Esse recurso é uma inteligência artificial que pode lidar com o cliente através de uma conversa na rede. Ele pode resolver dúvidas simples, sugerir opções e ajudá-lo com o processo de compra.
O chatbot diminui o trabalho dos atendedores e melhora o tempo de resposta em relação ao cliente. Ele torna os canais de comunicação iniciais muito mais baratos e eficientes.
4 – O autoatendimento
O autoatendimento é uma função parecida, e de certa forma, complementar ao chatbot. A diferença é que enquanto o segundo está mais focado em tirar dúvidas e receber possíveis sugestões e reclamações, o primeiro significa automatizar o atendimento diretamente no ponto de venda. Essa solução está cada vez mais popular e ganhando muita força no setor do varejo.
O objetivo claro é diminuir o número de filas por um atendimento mais rápido e eficiente, além de cortar os gastos que podem surgir em caso de caixas que ficam “ociosos” por conta de um número menor de clientes a cada momento.
Gerenciar essas tecnologias e conhecer a resposta certa para esse o seu negócio não é uma tarefa fácil. Mas para se manter relevante, ela é extremamente necessária. Por isso, conte sempre conosco para ajudar na gestão de processos, e na melhor forma de manter a tecnologia da sua empresa atualizada.
Quer conhecer mais estas soluções e outras que podem fazer a diferença para a sua empresa? Entre em contato conosco pelo e-mail: faleconosco@lcsconsultoria.com.br