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X ideias de indicadores de desempenho para você utilizar na sua empresa

A mensuração do desempenho é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento de uma organização. Pode parecer um paradoxo, mas por muito tempo as empresas não sabiam avaliar seus resultados a partir das próprias metas estabelecidas. Isso mudou com a adoção dos chamados indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs, do inglês Key Performance Indicator.

Esses indicadores basicamente consistem em ferramentas para análise do desempenho de acordo com o objetivo traçado. Essa mensuração pode ter caráter quantitativo ou qualitativo, e permite ao gestor não apenas medir os resultados em tempo real, mas também a possibilidade de melhorar a tomada de decisão, inclusive quando for preciso fazer ajustes nos processos.

Estabelecer bons indicadores de desempenho para a sua operação pode inclusive funcionar como uma vantagem competitiva. Por isso, nós vamos te dar quatro ideias de indicadores de desempenho para você utilizar na sua empresa. Confira:

Indicador de lucratividade

O faturamento da sua empresa pode ser alto, mas se não há dinheiro sobrando em caixa, isso significa que você não está tendo lucro. E uma empresa sem lucro sempre terá mais dificuldades de se manter no mercado.

Portanto, para saber se a sua empresa está sendo lucrativa ou deficitária, o índice de lucratividade é o indicador ideal. O cálculo do índice se baseia no lucro líquido em um período específico (anual, por exemplo) dividido pela receita total do ano nesse mesmo período, ou seja, aquele valor que ficou no caixa da sua empresa após o pagamento de tributos e despesas em geral.

Índice de lucratividade = (lucro líquido/receita) x 100

Exemplo: se a sua empresa arrecadou R$ 500 mil no ano e teve uma receita de R$ 80 mil, o índice de lucratividade do seu negócio é de 16% ao ano.

Taxa de turnover

A taxa de turnover mede o grau de rotatividade dos funcionários da sua empresa, ou seja, o tempo médio de permanência de um empregado na organização. E por que esse indicador é importante? Se a taxa for muito alta, isso pode significar vários problemas no seu negócio: incapacidade em reter talentos, problemas de liderança, de clima organizacional, altos custos com demissões e admissões, entre outros.

A fórmula para calcular a taxa de turnover da sua empresa é:

(número de demissões número de admissões) / 2 / total de funcionários na empresa

Índice de satisfação dos clientes

Essa é uma das métricas mais simples de ser calculada, porém de enorme relevância. Os clientes são o grande patrimônio de uma empresa, e é preciso se certificar se eles realmente estão satisfeitos com seus produtos e serviços, principalmente na era das redes sociais.

Esse índice normalmente se baseia em pesquisas de satisfação em que os clientes avaliam a empresa em uma escala de 0 a 10. Entre 9 e 10, estarão os clientes fiéis do seu negócio; abaixo de 7, os detratores.

Ticket médio

É basicamente o valor médio gasto pelos clientes em cada compra. Ele pode ser obtido em função do valor das vendas totais de uma empresa, dividido pelo número de vendas.

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