O Business Model Canvas, ou usualmente chamado apenas de Canvas, foi desenvolvido pelo consultor suíço Alexander Osterwalder com o objetivo de criar uma forma que tornasse viável para uma empresa ou empreendedor identificar de forma mais adequada e detalhada o seu modelo de negócios.
Em sua iniciativa, Osterwalder conseguiu mobilizar mais de duas centenas de consultores ao redor do mundo, que colaboraram na criação do Business Model Canvas.
Muito se fala em modelo de negócios, que é, em outras palavras, como a empresa está estruturada com relação a seus objetivos estratégicos. Por exemplo, a franquia é um modelo de negócios feito para sustentar uma rápida expansão de uma marca.
Não obstante, cada sistema de franchising tem suas peculiaridades, de modo que não se define um modelo de negócio apenas por enquadramento, mas por diferenciação. Ou seja, cada empresa tem um modelo de negócios próprio, ainda que se assemelhe às demais, porque a combinação das condições de que ela dispõe e dos desafios que precisará enfrentar é única.
Assim, o Canvas permite que o empreendedor pense seu negócio de uma forma abrangente, identificando os seus diversos aspectos e enriquecendo o processo de planejamento com uma abordagem mais detalhada.
O Canvas não substitui o planejamento estratégico. Deve, ao contrário, sendo uma ferramenta capaz de aprofundar a análise estratégica, levando em conta aspectos que não são abordados no modelo fechado.
O Canvas, ao contrário, é um modelo aberto, que preenche todas as variáveis de um negócio, sem, no entanto, criar padrões específicos para cada uma das nove variáveis com as quais estabelece o modelo de negócios.
Mais que qualquer coisa, o Canvas é um modelo criado para que o empreendedor possa entender o seu negócio em todas as suas nuances, de modo a poder melhor orientar suas estratégias.
Os nove blocos do CANVAS
Proposta de valor – Define o que a empresa entrega de valor aos seus clientes. Exemplo: “energia a baixo custo”, “alívio da sede com sabor”, “alimentação saudável e saborosa para uma vida mais longa e com mais prazer”, “moradias simples e baratas, mas dignas e confortáveis para famílias de até quatro pessoas”.
Segmento de clientes – Define quem é o cliente da empresa. Exemplo: “pessoas que desejam explorar experiências na aposentadoria”; “jovens descoladas, que se preocupam com estilo e exclusividade, mas possuem capacidade de compra de média para baixa”.
Canais – Define os canais que você usa para entregar seus produtos. Exemplo: lojas físicas próprias, loja virtual, redes de farmácias e supermercados.
Relacionamento com clientes – Define a forma como a empresa se relaciona com seus clientes, seja através dos canais de venda, do site, dos canais de atendimento, call center, etc.
Atividades-chave – Define quais são as atividades imprescindíveis para que a proposta de valor seja entregue aos clientes. Por exemplo: produção, compra, transporte, comunicação, vendas.
Recursos principais – Define quais os recursos essenciais para a realização das atividades-chave. Ex: equipamentos, transportadores, recursos humanos, capital, etc.
Principais parcerias – Define quem são as parcerias necessárias para que o negócio funcione. Ex: fornecedores, prestadores de serviço, distribuidores, etc.
Fontes de receita – Define as formas de receita que a atividade da empresa gera.
Estrutura de custos – Define o custo que a empresa terá, em diversos níveis, para produzir, entregar produtos e se manter funcionando.
Sete razões para adotar o Canvas
1 – Permite uma visão ampla do negócio.
2 – Fornece subsídios para apoiar os diversos níveis de planejamento da empresa.
3 – Permite identificar os riscos relacionados a variáveis como poder de barganha dos fornecedores e inadequação dos canais e reformular políticas para neutralizar essas ameaças.
4 – Permite uma leitura da viabilidade financeira do negócio, a partir do detalhamento das receitas e custos.
5 – Permite gerar os níveis de custo a partir da definição dos recursos chave necessários ao funcionamento do negócio.
6 – Cria as condições adequadas para que a empresa seja capaz de gerar valor para os clientes a partir da identificação clara de quem é o seu público.
7 – Ajuda na definição de níveis de prioridade.
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