As novas tecnologias de informação e comunicação revolucionaram os mais diversos segmentos de negócios. É fácil notar como elas impactaram a logística, o gerenciamento de processos e muitas outras atividades do campo de negócios.
Contudo, vale destacar que as novas tecnologias também têm um papel fundamental no planejamento estratégico das empresas. Veja a seguir qual é a abrangência do seu impacto neste cenário!
Primeiro: entenda o que é o planejamento estratégico
Para compreender o papel das novas tecnologias no planejamento estratégico empresarial, primeiramente deve-se entender o que é este planejamento. Ele compreende a elaboração de metas e determinação de atividades para o negócio. Assim, define ações para que ao longo de um determinado período se alcance a meta estipulada para a empresa.
Portanto ele abrange todos os setores, atividades e funcionários do negócio. Podemos dizer que alguns de seus objetivos finais são criar diferenciação perante o mercado, valor de marca e crescimento sustentável para a empresa.
Como as novas tecnologias se encaixam no planejamento estratégico
Como já vimos, o planejamento estratégico visa ao posicionamento e crescimento da empresa. Neste contexto, as novas tecnologias devem ser empregadas como recursos para auxiliar na obtenção destes resultados.
Elas são valiosos instrumentos em todas as etapas da elaboração deste planejamento. Além disso, também contribuem na execução das ações previstas no plano.
A informatização do planejamento estratégico
Como um dos principais recursos das novas tecnologias no planejamento estratégico, podemos citar a informatização dos processos. Com o desenvolvimento das tecnologias informacionais, novos softwares surgiram para auxiliar no gerenciamento de cada atividade e operação de um negócio.
No contexto da elaboração de um planejamento estratégico, ter uma ampla visão organizacional é de extrema importância. E estes softwares permitem que se obtenha esta visão com clareza. Além disso, propiciam análises em diversos níveis operacionais, contribuindo para a compreensão completa do negócio.
A comunicação como ferramenta de planejamento estratégico
A comunicação entre os setores e funcionários de uma empresa é fundamental para o planejamento estratégico. Ela permite que as atividades sejam controladas e monitoradas, além de facilitar a interação dos membros da empresa.
Desta forma, todo o conjunto organizacional consegue atuar de forma consciente e interdependente. Isto propicia que as atividades sejam realizadas com maior eficiência e flexibilidade, graças à velocidade comunicacional proporcionada pelas novas tecnologias.
Controle, monitoramento e comunicação
Para a elaboração de um planejamento estratégico acurado, é indispensável ter informações precisas sobre a realidade do negócio. Neste contexto, as novas tecnologias possibilitam a documentação e a compilação de dados de maneira mais prática e em tempo real.
Além disso, estas mesmas tecnologias contribuem para uma implantação estruturada das ações previstas no planejamento. Desta forma, é possível acompanhar e monitorar em tempo real as atividades.
Assim, as novas tecnologias têm um papel de extrema relevância no planejamento estratégico. Elas possibilitam a elaboração de um plano baseado em informações mais precisas, enquanto garantem a aplicação e o monitoramento das atividades com mais eficiência.
Se você ainda não tem o planejamento estratégico do seu negócio, chegou a hora de mudar e melhorar! Conte com nossos serviços e veja os resultados na rotina do seu negócio!