Qual a importância e como fazer um diagnóstico empresarial eficiente?
O diagnóstico empresarial se coloca como uma solução indispensável para a marca que busca se conhecer melhor e crescer no mercado, aumentando o seu diferencial competitivo. Na visão de Djalma de Pinho, respeitado pesquisador da área, o diagnóstico é a peça essencial no processo de criação de um planejamento estratégico, razão pela qual ele se apresenta como tão importante.
Para conhecê-lo melhor, acompanhe a leitura!
O que é diagnóstico empresarial?
Brevemente, o diagnóstico empresarial pode ser compreendido como o instrumento que apresenta a realidade da empresa como ela é, ou seja, sem qualquer maquiagem, de modo que assim seja possível traçar planos ou pensar em soluções que sejam capazes de resolver os problemas identificados na empresa a partir desse processo.
Em outras palavras, é o primeiro passo para quem desejar conhecer as “patologias” da empresa e oferecer para cada uma um remédio eficiente, que a faça se colocar no mercado de forma mais agressiva.
Qual a importância do diagnóstico empresarial para uma marca?
De acordo com os especialistas, o diagnóstico empresarial é importante porque permite que a marca se conheça melhor e identifique os problemas internos e externos que estejam barrando o seu crescimento ou fazendo com que fique estagnada.
A partir de sua feitura, a empresa pode pensar em soluções eficazes para resolver os problemas que identificou, que podem ter origem tanto interna (ambiente interno da empresa) como externa (ambiente externo). Geralmente, quando se trata de problemas externos, a marca não pode controlá-los, mas é capaz de se preparar melhor para enfrentá-los.
Como fazer um diagnóstico empresarial eficiente?
Cumpre ressaltar, de início, que o diagnóstico empresarial pode ser feito antes e depois da elaboração do planejamento estratégico. É feito antes quando se busca criar um planejamento estratégico sólido, com base na realidade da empresa; É feito depois quando a empresa percebe que é preciso aplicá-lo devido a circunstâncias que o exigem.
Em geral, o diagnóstico empresarial é feito considerando a análise de quatro componentes, a saber:
1. Análise dos pontos fortes
Tratam-se das variáveis internas e controláveis, as quais podem criar uma condição favorável para a empresa. Podem ser, por exemplo, a fidelidade dos funcionários e um bom plano de carreira.
2. Análise dos pontos fracos
Tratam-se das variáveis internas e controláveis, as quais podem criar uma condição desfavorável para a empresa. A falta de perspectiva dos funcionários com relação ao crescimento na organização pode ser vista como um ponto fraco.
3. Análise das oportunidades
Tratam-se das variáveis externas e não controláveis, as quais podem criar uma condição favorável para a empresa. Alguns exemplos nesse sentido são, por exemplo, leis prestes a serem criadas que beneficiam a organização no mercado; investimento no setor social etc.
4. Análise das ameaças
Tratam-se das variáveis externas e não controláveis, as quais podem criar uma condição desfavorável para a empresa, como, por exemplo, o crescimento da concorrência e a oferta de um produto melhor que o oferecido pela marca.
Agora que conhece as principais características do diagnóstico empresarial e sabe o caminho para fazer um, não deixe de elaborá-lo. Ele, como se viu, garante que a sua empresa se conheça melhor e, a partir disso, adote soluções eficazes para resolver ou amenizar possíveis problemas internos ou externos que identificar.
Caso precise de ajuda para fazer o seu diagnóstico empresarial, não deixe de entrar em contato conosco! Juntos, podemos fazer a sua marca crescer ainda mais no mercado.