Não basta estabelecer uma empresa no mercado e se consolidar, é preciso sempre buscar novas alternativas para impulsionar os negócios e continuar a crescer! Um dos grandes desafios para os empreendedores modernos é manter o interesse do seu público-alvo, mesmo quando aquele produto ou serviço já não é mais necessariamente inspirador.
Veja a seguir alguns caminhos para alavancar cada vez mais a sua marca.
Branded Content
O termo é o novo queridinho do mercado empresarial e, traduzindo ao pé da letra, significa a geração de conteúdo relevante pela marca. Por que é tendência? Porque o consumidor tem cada vez mais acesso à informação nesse mundo digital e, com isso, fica mais exigente em relação ao que recebe das marcas. Hoje em dia, um anúncio publicitário em forma de outdoor já não tem o mesmo impacto de associar a sua empresa a algo diferente e que agregue para o consumidor.
Como fazer isso? As formas são muitas! Uma das mais simples, mas mesmo assim bem funcional é manter um blog dentro do website da empresa. A ideia é alimentar esse blog com informações que sejam relevantes para o seu público-alvo, mas que não sejam focados nos produtos.
Marketing de experiência
As experiências marcam os consumidores, por isso, sempre que a marca consegue proporcioná-las, está alguns passos à frente. O marketing de experiência também é chamado de marketing sensorial e abrange estratégias focadas em utilizar a emoção para conquistar e fidelizar clientes.
Um case de sucesso que se enquadra nesse tipo de abordagem é do Nubank – Empresa operadora de cartões de crédito e que atua como Banco Digital. Um cliente entrou em contato com a plataforma de atendimento para avisar que viajaria para Patagônia e ia utilizar o cartão no exterior. A atendente, além de muito simpática, comentou que já conhecia a região e se dispôs a compartilhar algumas dicas de viagem por e-mail. Mas não foi só isso: alguns dias depois, esse cliente recebeu um pacote em sua casa com guias e roteiros de viagem, além de uma carta escrita à mão pela própria atendente. Esse é o tipo de postura que fideliza o cliente!
Por exemplo: que tal organizar uma aula de yoga para um grupo feminino de clientes em sua empresa? Isso pode render muito mais do que chamar esse mesmo grupo para conhecer um produto. Portanto, uma solução que impulsiona negócios é essa: associe sua marca com experiências.
Conte histórias
A prática do storytelling promete estar ainda mais em voga ao longo desse ano e dos próximos. Os clientes não compram produtos ou serviços, eles compram histórias! Para isso, você pode usar sistemas como a chamada “narrativa do herói” ou buscar formas mais inusitadas.
O importante nessa solução são duas questões: uma história bem contada é lembrada mais facilmente do que o anúncio de um produto. As pessoas se identificam com histórias e por isso elas são tão eficientes.
Essas três orientações apresentadas apontam para uma tendência interessante: a humanização da relação entre marcas e consumidores.
Quer saber como a sua empresa pode adotar essas e outras soluções? Conheça o nosso serviço de consultoria e conte conosco!