planejamento estratégico

Por que desenvolver um bom planejamento estratégico é tão importante para a sua empresa?

O planejamento estratégico bem estruturado muitas vezes é o divisor entre as empresas que prosperam e as que entram para a lista dos empreendimentos que fecham as portas logo no primeiro ano. Ele deve ser pensado de acordo com a realidade de cada negócio, suas particularidades, os desafios do mercado e os objetivos que se pretende atingir.

No artigo de hoje, vamos falar a respeito da importância do planejamento estratégico e porque ele deve nortear todas as ações executadas dentro da empresa.

Diagnóstico completo

Uma das grandes vantagens é que o planejamento estratégico consegue estabelecer um panorama geral e, ao mesmo tempo, específico. Explicando melhor, ele precisa contemplar os seguintes quesitos: análise do mercado e do público-alvo que se pretende atingir; missão, visão e valores; análise SWOT (que consiste no levantamento das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças); objetivos macros; estratégias para que esses objetivos sejam atingidos e os planos de ação que vão viabilizar essas estratégias.

Além de tudo isso, o planejamento estratégico ainda contempla indicadores, que são as métricas que vão avaliar a assertividade das ações e estratégias. Perceba que tendo tudo isso bem planificado e em detalhes, o gestor consegue visualizar melhor as necessidades e possibilidades da empresa.

Crescimento constante

Esse planejamento serve justamente para que todas as ações da empresa, por mínimas que pareçam, estejam alinhadas com a proposta estratégica. Por exemplo: se o empreendedor quiser fazer alguma ação de Dia das Mães voltada ao público interno, pode consultar o planejamento para elaborar algo que esteja conectado com os objetivos macros da empresa e com seus valores. Com isso, a identidade corporativa vai se fortalecendo cada vez mais.

Outro ponto: ao encerrar o ciclo de um planejamento estratégico, os gestores terão material para verificar o que funcionou ou não e, mais do que isso, avaliar quais foram as mudanças observadas no mercado. A partir daí, monta-se um novo plano, ainda mais aprimorado e capaz de trazer mais amadurecimento para o negócio.

Investimentos assertivos e melhores contratações

Quem empreende sabe que um dos grandes desafios é equilibrar os orçamentos e fazer bons investimentos. Essa é mais uma das vantagens do planejamento estratégico: ele mostra quais são as áreas nas quais se deve investir para alcançar as metas e quais estão “sugando” a receita.

Além disso, o planejamento também auxilia a melhorar as contratações. Por exemplo: ao definir quais são os valores da empresa, é possível contratar colaboradores que estejam alinhados a eles. O mesmo vale em relação aos objetivos e ao perfil de maneira geral, o gestor saberá o que levar em consideração para contratar profissionais que realmente agreguem valor ao cotidiano da empresa.

Unindo todos esses aspectos, é possível sintetizar afirmando que o planejamento estratégico é o esqueleto que sustenta toda a empresa. Mas ele só cumpre a sua função se for elaborado corretamente e de forma bastante objetiva e completa.

Nós podemos ajudar você a montar o planejamento estratégico da sua empresa!

Entre em contato pelo nosso e-mail e assine a newsletter para ficar por dentro do mundo dos negócios.