A maturidade empresarial é um desafio focado no planejamento de muitas empresas que querem apresentar resultados contundentes. Entender a importância de calcular a do seu negócio não traz apenas bons indicadores financeiros, mas produtivos, organizacionais, entre outras características. Contudo, poucos conhecem essa ferramenta gerencial que pode ser um diferencial competitivo.
Neste artigo, exploraremos exatamente isso: a importância de calcular a maturidade empresarial do seu negócio como forma de planejamento. Assim, após determinados períodos, é possível compreender se o empreendimento está efetivamente amadurecendo, estagnado ou, no pior dos casos, retrocedendo.
Do que se trata a maturidade empresarial?
Primeiro, vamos analisar o que é essa ferramenta gerencial. Como apontam os especialistas sobre o assunto, assemelha-se a uma maturidade pessoal: ao longo do tempo, conhecendo o que fazer e quais situações evitar, vamos criando ‘casca’, melhorando nossa relação com os outros indivíduos e tendo mais cuidado com todos os aspectos da vida.
A maturidade empresarial é muito parecida com a pessoal, mas levada a esfera corporativa. Trazem os melhores resultados no campo das finanças por processos comprovados, administra-se melhor o relacionamento com colaboradores, parceiros comerciais, fornecedores e clientes, além de entender como funciona seu mercado – tudo através de um planejamento focado em resultados.
Qual a importância de calcular a do meu negócio?
Vale um destaque: maturidade empresarial independe de tempo. Diz mais das rotinas internas que da atuação mercadológica. Assim, calcular a do seu negócio mostra em que ponto ela está e como aprimorar ainda mais, visto que maturidade é algo que deve ser buscado constantemente.
É possível dividir a importância dessa ferramenta gerencial em quatro tipos de negócios. São eles:
– Começo da empresa: aqui é indispensável calcular para saber onde crescer. Eliminam-se gastos que comprometem o apertado orçamento, capta-se os primeiros talentos para crescerem junto ao seu negócio e é possível identificar o que é necessário para crescer.
– Empresas sólidas: quando você já passou do começo do seu negócio, precisará da maturidade empresarial para reter os profissionais que já possui, atingir resultados financeiros positivos em períodos consecutivos e tentar sempre estar acima de 70% dos objetivos estabelecidos.
– Empresa consolidada: quando você já tem uma marca, é mais fácil entender a importância da maturidade empresarial. Basicamente, aqui é preciso da manutenção do que te fez chegar a se consolidar no ramo corporativo. Contudo, um adendo: calcular essa ferramenta gerencial é indispensável para passar ao próximo passo.
– Grande empresa: a maturidade empresarial aqui é importante para que você identifique novas oportunidades de mercado. Você já tem uma equipe técnica e especializada, uma ampla carteira de clientes, sabe fazer negócios, mas poderá se tornar um gigante comercial se sempre tiver na ponta do lápis a maturidade do seu negócio.
Você é o próprio diagnóstico
O cálculo da maturidade empresarial precisa passar pelo empreendedor. Só ela saberá estipular o nível (como os quatro citados acima) que o negócio se encontra através de uma visão espacial como forma de planejamento. Todavia, os feedbacks e pontuações dadas por todos os agentes dos processos – funcionários, clientes, parceiros comerciais e fornecedores – ajudam a chegar a um resultado mais próximo da realidade.
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