Tempos difíceis sempre foram as melhores oportunidades de inovação e criatividade. Em épocas de crise, pessoas e empresas buscam novos caminhos de sobrevivência e podem encontrar soluções capazes de marcar uma geração e servir de inspiração para muitos outros empreendimentos.
E atualmente são a concorrência feroz e a velocidade dos avanços tecnológicos as fontes de inspiração para que as empresas saiam do convencional e busquem novos caminhos que as diferenciem das demais. Mas nem todas estão preparadas para essas superações, por inabilidade na sua gestão de negócios.
Para que serve o mapeamento de processos
Um dos métodos mais eficazes de organização empresarial é o mapeamento de processos. Quando se adquire uma empresa, começando do zero ou uma que já esteja presente no mercado, esse procedimento permite uma avaliação plena de todos os seus setores e a identificação de seus erros e acertos.
A otimização de processos é prioritária para uma empresa, independente de seu tamanho, para que possa atingir suas metas e objetivos. Ela é a redução máxima de desperdícios, que incluem recursos financeiros, humanos e materiais, fazendo com que haja uma ligação entre todas as atividades.
Muitas vezes as falhas e gargalhos não são perceptíveis e podem irradiar para muitas outras áreas, dificultando seu diagnóstico. Com um mapeamento de todos os processos, é possível conhecê-los de fato e então identificar com clareza o que dificulta o seu bom andamento. Sem resolvê-los se torna inviável implantar novos projetos com sucesso.
A tecnologia a favor da otimização
O mapeamento de processos pode ser muito simples, com planilhas que identifiquem como funciona cada procedimento, seus recursos e atividade humana, com suas conexões. Mas há ferramentas tecnológicas modernas, que informatizam esse mapeamento e podem ser sempre abastecidos com novas informações.
Essas ferramentas permitem uma visualização muito mais objetiva sobre o andamento dos processos, com o que pode ser melhorado ou dá sinal de alerta. Um dos ramos do mapeamento mais importante é o recursos humanos, que pode definir o sucesso ou fracasso do processo.
Entender seu time é também saber suas dificuldades em executar os procedimentos, assim como suas sugestões que podem ser muito construtivas. Para um bom gestor, saber com detalhes como é a tarefa de cada colaborador é fundamental para que ele possa compreender seus pontos negativos e positivos, possibilitando ampliar a comunicação entre todos.
Sem uma fluente comunicação interna é quase impossível garantir uma verdadeira mudança estrutural criada pela otimização dos processos. O recurso humano de uma empresa é considerado seu primeiro cliente, que deve ser encantado e motivado para que a inovações se concretizem.
Investir em soluções informatizadas contribui de forma ampla para interligar os processos e as pessoas. Ele pode evitar os retrabalhos, desperdícios, uso indevido de tempo, reduzir custos e alavancar os lucros, sempre com um controle total sobre as atividades da empresa. Isso inclui o estoque, custos, contas a pagar e fluxo de caixa, índice de vendas, produção etc.
De posse de seu mapeamento de processos e de uma viável reorganização da empresa, é possível encontrar mais inovações e métodos revolucionários para superar a concorrência e fidelizar seu público.
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