Posicionar sua marca no ambiente digital é um desafio que, se bem executado, traz resultados surpreendentes e crescimento empresarial. Por isso é preciso criar um planejamento de marketing eficiente, contribuindo para que as pessoas enxerguem seu negócio como engajado em apresentar uma solução para elas.
O que pode parecer uma tarefa um tanto quanto complicada torna-se mais simples quando há orientação. E foi pensando exatamente nisso que trouxemos um guia passo a passo para criar um planejamento estratégico de marketing eficiente, colhendo os resultados antes do esperado. Vamos lá?
Passo 1: Conheça seu público
Primeiramente é preciso definir qual é o seu público. Para isso há uma série de dados que precisam ser levantados para pensar, estrategicamente, como direcionar as ações de marketing até ele. Dessa forma, procure saber:
– Qual é o perfil de compra do público;
– Características pessoais como idade, sexo e classe social;
– Como ele interage com sua marca – através das redes sociais, site, loja física e outros;
– De que maneira ele se relaciona com o que você tem a oferecer.
Com esses dados já é possível fazer uma análise do que conhecemos como persona – o perfil médio de quem é seu público.
Passo 2: Estabeleça metas
Aonde você quer chegar com o planejamento estratégico de marketing da sua empresa? Conhecendo seu público você precisa estabelecer qual é o resultado que espera alcançar com as estratégias que irá aplicar. Siga essa dinâmica:
– Estipule um prazo – um mês, um semestre, um ano;
– Saiba quantos novos clientes ou leads você quer atrair, através das ferramentas de marketing dentro desse período – aumento de 10%, 20%, 50%, etc.;
– Tenha um objetivo claro, seja aumentar o alcance da marca no ambiente digital ou conquistar mais consumidores;
– Sempre utilize as metas numéricas. Elas são mais fáceis de aferir do que outras formas de avaliação.
Passo 3: Selecione os meios
Tenha em mente como será aplicada a estratégia de marketing: no seu site, nas redes sociais, no e-mail dos seus clientes, via SMS ou WhatsApp. As opções são inúmeras, mas é preciso delimitar quais estão mais de acordo com o seu público e as metas que estipulou.
Um bom planejamento estratégico nesse sentido é apostar, no começo, em várias delas – e, posteriormente, ir identificando quais são as com maiores taxas de retorno. Assim, evita-se perder tempo em canais digitais que oferecem pouca ou nenhuma conversão em vendas/exposição da marca.
Passo 4: Crie o seu próprio conteúdo
Sua empresa já tem o público definido, as metas a serem alcançadas e os meios de divulgar sua estratégia de marketing. Falta a cereja do bolo: o conteúdo. E, isso é importante, porque deve seguir alguns preceitos para que o processo seja eficiente.
– Conteúdo próprio e autoral, passando credibilidade sobre o assunto;
– Ferramentas compartilháveis, de fácil interação, que façam o próprio público divulgar de maneira orgânica;
– Algo que ofereça solução: artigos sobre assuntos do seu setor, vídeos que apresentem inovações, imagens com curiosidades, etc.
Passo 5: Análise os resultado
Através dos quatro passos acima é possível ter uma estratégia de marketing eficiente – não à toa, esse método é utilizado pelos principais nomes dessa ferramenta digital. Mas, o segredo está no final disso tudo: a análise de resultados. Saber o que deu certo e como o público se comporta com seu planejamento estratégico é a chave do sucesso.
Por isso, analise de forma minuciosa todos os dados que chegarem através da estratégia que aplicou. Isso contribui para abandonar o que não deu certo, focar as ações nos principais resultados e ampliar o alcance da sua marca.
Com esse guia passo a passo para criar um planejamento estratégico de marketing eficiente, que tal começar agora mesmo? Entre em contato conosco para saber como nossa consultoria empresarial pode te ajudar a expandir sua marca no ambiente digital.