Crise econômica, instabilidade política e diversas outras coisas acontecendo no Brasil ao mesmo tempo. Nesta hora é comum o futuro empreendedor pergunte a si mesmo: “Ser ou não ser, eis a questão? ”.
Mas diferentemente do famoso personagem de Shakespeare, Hamlet, que se perguntava a respeito de si mesmo, o empreendedor se questiona se esta é realmente a melhor hora para investir em um novo negócio.
A resposta a esta pergunta vai depender do quanto ele se preparou para apostar nesta nova empreitada. Negócios que nascem na crise podem ser excelentes oportunidades, mas tudo vai depender do quanto de esforço e dedicação, se colocar nele.
Principais vantagens de empreender na crise
Empreender bem em meio à crise pode sim ser uma vantagem. Quer saber por quê? Primeiro porque este tipo de movimento é coisa de pessoas corajosas e ambiciosas, características que não podem faltar em um empreendimento de sucesso.
Segundo, porque é preciso perceber nos momentos difíceis um nicho de mercado ainda não atendido, garantindo de forma mais rápida e eficiente a recuperação dos investimentos realizados e a tão sonhada lucratividade.
Por último, a concorrência fica bem menor. A quantidade de novos negócios criados neste tipo de situação costuma cair bastante e até aqueles que se davam bem nos tempos das vacas gordas, se mal administrados, podem sofrer com as dificuldades e precisar fechar as portas.
Ou seja, focando na diferenciação e no atendimento real das necessidades de um público-alvo é possível sim conseguir excelentes resultados – mesmo em tempos turbulentos e nebulosos.
Mas para conseguir chegar lá é preciso cuidado. Antes de qualquer coisa, deve-se dedicar um bom tempo pesquisando o mercado, compreendendo como funciona, como está se comportando na crise e quais são as fraquezas e dificuldades que outros empreendedores estão passando.
Podemos dizer, portanto, que o planejamento é mais do que essencial: é obrigatório. Cada uma das oportunidades deve ser avaliada de forma fria, calculando os possíveis riscos e buscando soluções para enfrentar as possíveis falhas. Neste sentido, a construção de um bom Plano de Negócios não pode faltar. Diferentemente de momentos de mercado aquecido e alto consumo, não é possível contar com a sorte agora.
Somente os empreendedores que realmente fizerem a lição de casa, compreenderem a fundo a realidade e se prepararem para tudo que está por vir, serão capazes de conseguir passar esta fase com força total.
Além disso, o Plano de Negócios deve se atentar profundamente à questão financeira, afinal, é normal que o retorno do investimento aconteça de forma mais lenta durante uma crise.
Mas a notícia boa é que os empreendedores que conseguirem vencer as dificuldades do mercado e seus próprios pontos fracos tendem a passar por esta fase inicial com mais força e serão capazes de conquistar resultados ainda melhores quando tudo melhorar.
Então, se você está aí se perguntando se esta é ou não a sua hora de empreender, pense bem nisso. Pode ser a melhor chance de sua vida de abrir um negócio realmente forte e garantir seu sucesso de uma forma nunca antes imaginada.
Coragem! E faça bons negócios.
Se precisar, temos soluções para te apoiar nesse momento. Entre em contato conosco: faleconosco@lcsconsultoria.com.br.