As ferramentas tecnológicas disponíveis podem otimizar diversas funções realizadas em sua empresa, o que facilita a gestão e a torna menos cansativa e mais assertiva, evitando o desperdício de recursos e gerando mais lucratividade.
Um indicador que comprova essa informação é um dos dados divulgados pela 12ª pesquisa “As Pequenas e Médias Empresas que Mais Crescem”: 80% das Pequenas e Médias empresas que conseguiram aumentar sua receita em 2017 investiram em tecnologias para otimizar serviços e promover a inovação.
Ou seja, com a implantação da Tecnologia da Informação (TI) e inovação, é possível economizar muito mais tempo, dinheiro, recursos e força de trabalho. Confira nos próximos tópicos as dicas sobre como utilizar a tecnologia e inovação para economizar na gestão da sua empresa.
Softwares específicos
Você pode utilizar programas específicos para o gerenciamento de tarefas, cronogramas de execução e muitas outras funcionalidades. Com essas tarefas em um sistema específico, é mais rápido e prático acompanhar o andamento das atividades, fazer a supervisão e manter a ordem.
Existem diversos softwares de gestão disponíveis, a maioria deles são pagos, e são formulados para cada nicho de mercado. Mas você também pode contratar um programador ou uma empresa de TI para elaborar um sistema feito exclusivamente para sua empresa.
Dessa forma, você economiza o tempo destinado a execução de atividades, já que o andamento estará disponível em tempo real para quem tiver acesso, além de otimizar funções, como elaboração de cronogramas, por exemplo.
Integrar sistemas e serviços
Colocar informações e documentos importantes no seu software de gerenciamento, digitalizando os processos, facilita o acesso pelos colaboradores da sua empresa, dispensando a troca de informações pessoalmente e evitando a procrastinação e atrasos.
Cloud computing
Com essa ferramenta de TI, você migra integralmente ou parcialmente os seus arquivos para a nuvem, o que facilita o compartilhamento de arquivos para pessoas autorizadas da sua empresa, restringindo arquivos que são acessíveis ou não para pessoas com login de determinados setores, por exemplo.
Dessa maneira, há uma relevante economia em manutenção de equipamentos de TI, mais segurança para backup e recuperação de arquivos, além de ter menos custo com servidores, já que eles são mais baratos e não precisam que você gaste com manutenção constante.
O cloud computing também permite que mais de um colaborador edite um mesmo arquivo remotamente, vendo as alterações feitas por outros usuários, o que permite um trabalho em equipe mais rápido, sem tantas trocas de email e retrabalho.
Virtualização de servidores
A virtualização te permite economizar espaço físico, já que substitui toda a infraestrutura física de TI por uma hospedada na nuvem, que pode ser expandida quando necessário, sem grandes gastos.
Essa troca gera menor custo de implementação, quando comparado com uma estrutura física, menor custo de manutenção e maior capacidade de armazenamento de dados.
Terceirização
Com essa atitude, você terá um parceiro que realmente entende do negócio, não precisando contratar colaboradores diversos e muitas vezes incapacitados para atuar na área.
A terceirização também pode te ajudar a melhorar sua rentabilidade e otimizar processos de maneira simples e rápida, além de possuir tarifas fixas. Mas é claro, sempre é importante fazer orçamentos e medir o custo-benefício.
Encontrar a solução ideal
Para determinar a solução que mais se encaixa em seu empreendimento, é preciso seja realizado o diagnóstico para encontrar as melhores soluções, aproveitando todo o potencial da sua equipe e da inovação tecnológica.
Com o objetivo de encontrar uma solução criativa, prática e totalmente personalizada conforme a demanda do cliente, a LCS Consultoria e Negócios atua no mercado com uma metodologia própria para promover o auxílio necessários aos empreendedores que nos procuram, por meio do Coaching Financeiro ou Consultoria Empresarial.
Nós também oferecemos capacitações de acordo com a necessidade do cliente. Acesse o nosso site e saiba mais: www.lcsconsultoria.com.br